Início » Investimentos » 9 BDRs de ETFs serão disponibilizados para qualquer investidor

9 BDRs de ETFs serão disponibilizados para qualquer investidor

A B3 anunciou que a partir de segunda-feira (21) será disponibilizado para qualquer investidor.
Fachada-da-B3
Patricia Monteiro/Bloomberg

A B3 anunciou que nesta segunda-feira (21), que serão disponibilizados mais nove BDRs de ETFs internacionais para todos os investidores.

Antes o acesso a esses ativos era limitado apenas para quem se enquadra na categoria de “investidor qualificado”, ou seja, quem possui mais de R$ 1 milhão investidos.

O que são BDRs?

Adm Explica

BDR é a sigla para Brazilian Depositary Receipts, que são basicamente títulos que estão lastreados em ativos de outros países. No caso das ações, você não comprará a ação propriamente dita, mas um certificado que corresponde àquela ação.

Os BDRs são uma das melhores formas de investir no exterior pela facilidade para nós, brasileiros, de acessar esses ativos.

O que são os ETFs?

ETF é a sigla para Exchange Traded Funds, o nome é complicado, mas a sua definição é muito fácil, olha só:

São fundos de investimentos negociados na bolsa de valores, que buscam replicar um índice ou ativo.

Neste caso, os BDRs de ETFs são certificados lastreados em ETFs negociados no exterior. Isso quer dizer que as possibilidades de diversificar o seu patrimônio só aumentam!

Continuando…

Antigamente, os BDRs eram negociados apenas por investidores que tinham mais de R$ 1 milhão investido, até que isso mudou em outubro de 2020 (sim, para quem se perdeu no tempo por causa da pandemia, foi no ano passado).

Dessa forma, a B3 deixou mais acessível para os investidores ativos com uma alta capacidade de diversificação, já que estamos falando de investir na gringa.

Já os BDRs de ETF surgiram em novembro de 2020, mas até o começo deste ano, ainda estavam restritos para os investidores qualificados. Aos poucos, esses investimentos ficam disponíveis para qualquer investidor.

Mas qual a importância disso?

Simples, se você manter todo o seu dinheiro em ativos que estão expostos ao mercado brasileiro, existe um risco muito grande ainda, por mais diversificada que seja a sua carteira.

Por isso, investir no exterior é uma forma de minimizar esses riscos, tornando possível a exposição da sua carteira de investimentos à maior economia do mundo, por exemplo.

Então quanto mais fáceis e acessíveis essas alternativas se tornam, menos desculpas você terá para a sua diversificação atravessar as fronteiras desse Brasilzão.

E quais são os ETFs?

Existem ETFs que irão replicar vários tipos de mercados e setores, desde os índices da França e Austrália até o setor de saúde dos Estados Unidos.

ETF Código
MSCI AUSTRALIA BEWA39
MSCI FRANCE BEWQ39
CORE MIDCAP BIJH39
CORE SMALLCAP BIJR39
LATIN AMER40 BILF39
SP 500 GROWTH BIVW39
EUROPE ETF BIEV39
US MEDIC DEVIC BIHI39
SP500 VALUE BIVE39
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp