A Ucrânia divulgou que está preparando um ‘airdrop’ de criptomoedas para a sua população após receber milhares de doações em moedas virtuais.
O que seria esse ‘airdrop’ na Ucrânia?
Airdrop é basicamente a transferência de criptomoedas de uma carteira para outra. E é exatamente isso que o governo da Ucrânia pretende fazer.
Isso porque o governo ucraniano pediu encarecidamente dias atrás doações em Bitcoins, Ethereum e USDT. Ou seja, um help financeiro para conseguir encarar a Rússia, sua atual inimiga de guerra.
Assim, em menos de 2 horas a Ucrânia já havia recebido mais de R$20 milhões em criptomoedas. E até agora, estima-se que esse valor já passa de R$68 mi.
Os caras sabem fazer uma vaquinha, hein.
Considerando que parte desse valor já foi gasto com suprimentos, agora o governo anuncia que pode distribuir esse din-din eletrônico para os ucranianos.
Como isso vai acontecer?
Calma, bombom, os detalhes ainda não foram divulgados. Mas o governo segue arrecadando e anunciou que pretende aceitar outras criptos, além das já citadas.
Por hora, o que se imagina é que a Ucrânia pretende fazer essa distribuição como forma de renda básica, já que a guerra tem destruído casas e comércios, de forma a atrasar a recuperação econômica do país e empobrecer os ucranianos.
Essa ideia inclusive pode ajudar a evitar uma inflação monstruosa no futuro do país, que por hora só Deus sabe qual será, já que evita que o governo faça a impressão da moeda local em grande volume.
Isso porque, quando um país passa a imprimir muito dinheiro, a população tem mais notas e mais vontade de gastar. Contudo, se a indústria não conseguir produzir na mesma velocidade da demanda, ‘tame’ inflação, que causa aumento de preços.
E distribuir Bitcoin a rodo não causa inflação?
Eis aí o segredo do ‘muso’ das criptomoedas, o BTC, que é uma moeda deflacionária. Ou seja, não sofre inflação.
A razão disso é sua limitação, já que não é possível criar mais Bitcoins, apenas minerar o que ainda resta.
Então, considerando que o BTC nasceu com um selinho de raridade na testa, para que alguém consiga comprá-lo vai ter que pagar mais, de modo que esse ativo só se valoriza.
É claro que para isso ele precisa ser útil para as pessoas, e tendo em vista que neste momento ele está sendo, a tendência é que o desejo por esse ativo só aumente, fazendo seu valor subir.