Ucrânia emite títulos de dívida pública com taxa de 11% a.a.

Dinheiro arrecadado servirá para atender Forças Armadas
foto da bandeira da Ucrânia

Mesmo na guerra, a Ucrânia emite títulos de dívida pública que rendem 11% ao ano. Enquanto isso, outros países vivendo em ‘paz’ prometem rendimentos muito maiores para atrair investidores. 

Não é arriscado investir na Ucrânia agora?

Muito! Porém, ainda assim, o país de Zelensky está prometendo juros de 11% ao ano para quem emprestar dinheiro para o governo. 

Primeiramente, você com certeza aprendeu que quanto maior o risco, maior deve ser a taxa de retorno. Mas se tem uma coisa que o governo ucraniano e sua população estão mostrando é coragem. 

Estão enfrentando urso e touro ‘brabo’ na dentada.

A título de comparação, nossa vizinha, a  Argentina, negocia uma taxa de juros em 27% com a intenção de atrair investidores. A diferença é que nossos hermanos não estão em guerra. 

Além de estar vivendo um conflito contra a Rússia, a moeda ucraniana tem apanhado nos últimos dias. Para se ter uma ideia, apenas 1 grivna está valendo R$0,17.

E quem disse que eles estão intimidados? 

Ainda, o ministério da economia de Zelensky anunciou um outro título de dívida com vencimento em dois meses rendendo 10%. 

Qual a explicação para um juros tão baixo na Ucrânia?

Não há uma justificativa do Ministério das Finanças, mas ao que parece, o país está muito confiante na vitória. 

Ademais, o governo conta com a solidariedade de quem pretende aplicar seu dinheiro no tesouro da Ucrânia, já que a grande parte do mundo prestou apoio ao país invadido, enquanto criticam Putin pela invasão. 

Além, é claro, de todas as doações que os ucranianos têm recebido, seja em dólares, seja em criptomoedas. 

O que o governo vai fazer com o dinheiro?

De acordo com o Ministério das Finanças da Ucrânia, os valores vão suprir necessidades das Forças Armadas, bem como fortalecer as reservas financeiras do país. 

Como você sabe, os governos precisam de dinheiro emprestado para financiar seus projetos, para tanto, pedem umas verdinhas de investidores prometendo juros. E eles fazem isso emitindo títulos de sua dívida. 

Então, ao comprar um único título, você estará emprestando para o governo. Neste caso, as ‘pilas’ emprestadas servirão para dar um help durante a guerra que já acontece há quase uma semana.

Inscreva-se na nossa newsletter!