A SpaceX lançou sua primeira missão à órbita da Terra com tripulação totalmente civil nesta quarta-feira (15).
A missão será de 3 dias dando voltas ao redor da Terra e Elon Musk estava no lançamento, de plantão assistindo tudo!
Trata-se, inclusive, de uma iniciativa beneficente que também estará levando objetos que depois serão leiloadas para conseguir fundos para um hospital infantil, o St. Jude.

O lançamento da nave Crew Dragon foi feito às 21h02 no horário de Brasília com o foguete Falcon 9. A nave entrou na órbita da Terra em 12 minutos.
Conheça os 4 tripulantes da Inspiration4:
- Jared Isaacman, bilionário de de 38 anos é comandante da missão, além de ser CEO de uma empresa de pagamentos, a Shift4 Payments.
Apaixonado pelo espaço e piloto experiente, ele também ajudou a financiar o voo e já fundou uma academia de treinamento para pilotos da Força Aérea americana.
- Hayley Arceneaux, médica de 29 anos que sobreviveu a um câncer ósseo descoberto na infância e foi tratada no hospital St. Jude, onde hoje é assistente.
Ela será a americana mais jovem a orbitar a Terra e a primeira com uma prótese, segundo divulgado. Ela representa o pilar da esperança na missão.
- Chris Sembroski de 42 anos, ex-veterano da Força Aérea dos EUA e já serviu no Iraque, inclusive, e trabalha na indústria da aviação.
Foi escolhido entre 72 mil participantes após uma campanha de arrecadação para o hospital St. Jude. Ele ajudará na comunicação com a Terra e no gerenciamento da carga a bordo da cápsula e representa o pilar da generosidade.
- Sian Proctor, de 51 anos, geóloga e filha de ex-funcionário da Nasa, será piloto da missão, auxiliando o comandante Isaacman.
Ela já se candidatou para ser astronauta na Nasa e ficou entre os finalistas. É astronauta análoga, ou seja, já participou de missões que simulam condições espaciais – como simulação da vida em Marte, por exemplo.
Foi selecionada após criar um site de vendas na internet em uma espécie de “hackathon” da Shit4 Payments (empresa de Isaacman) e representa prosperidade.

O treinamento durou apenas 6 meses, o que é pouco quando comparado a astronautas profissionais, que geralmente precisam treinar entre 2 a 3 anos e terem excelentes condições de saúde e condicionamento físico.
- Curiosidade interessante: além dos itens a serem leiloados posteriormente, o voo também leva 30 kg de lúpulo para que “cerveja espacial” possa ser produzida depois da viagem.
Outros itens levados serão: uma versão de uma música da banda Kings of Leon, “Time in Disguise” e mais 50 obras de arte digitais.
Além disso, também será levado um ukulele (se você não conhece, trata-se de uma espécie de pequeno violão com 4 cordas) que tocarão no espaço, canetas, roupas, brinquedos e alguns itens pequenos para o leilão futuro.
