SpaceX: empresa de Elon Musk decola para 1ª missão somente com civis no espaço

Ao contrário dos rivais do turismo espacial Jeff Bezos e Richard Branson, tio Musk foi assistir ao lançamento. O céu nunca foi o limite!
astronaturas

A SpaceX lançou sua primeira missão à órbita da Terra com tripulação totalmente civil nesta quarta-feira (15).

 A missão será de 3 dias dando voltas ao redor da Terra e Elon Musk estava no lançamento, de plantão assistindo tudo!

Trata-se, inclusive, de uma iniciativa beneficente que também estará levando objetos que depois serão leiloadas para conseguir fundos para um hospital infantil, o St. Jude.

elon musk
Reuters/Joe Skipper

O lançamento da nave Crew Dragon foi feito às 21h02 no horário de Brasília com o foguete Falcon 9. A nave entrou na órbita da Terra em 12 minutos. 

Conheça os 4 tripulantes da Inspiration4:

  • Jared Isaacman, bilionário de de 38 anos é comandante da missão, além de ser CEO de uma empresa de pagamentos, a Shift4 Payments.

Apaixonado pelo espaço e piloto experiente, ele também ajudou a financiar o voo e já fundou uma academia de treinamento para pilotos da Força Aérea americana.

  • Hayley Arceneaux, médica de 29 anos que sobreviveu a um câncer ósseo descoberto na infância e foi tratada no hospital St. Jude, onde hoje é assistente.

Ela será a americana mais jovem a orbitar a Terra e a primeira com uma prótese, segundo divulgado. Ela representa o pilar da esperança na missão.

  • Chris Sembroski de 42 anos, ex-veterano da Força Aérea dos EUA e já serviu no Iraque, inclusive, e trabalha na indústria da aviação.

Foi escolhido entre 72 mil participantes após uma campanha de arrecadação para o hospital St. Jude.  Ele ajudará na comunicação com a Terra e no gerenciamento da carga a bordo da cápsula e representa o pilar da generosidade.

  • Sian Proctor, de 51 anos, geóloga e filha de ex-funcionário  da Nasa, será piloto da missão, auxiliando o comandante Isaacman.

Ela já se candidatou para ser astronauta na Nasa e ficou entre os finalistas. É astronauta análoga, ou seja, já participou de missões que simulam condições espaciais – como simulação da vida em Marte, por exemplo.

Foi selecionada após criar um site de vendas na internet em uma espécie de “hackathon” da Shit4 Payments (empresa de Isaacman) e representa prosperidade.

spacex
Reprodução/Twitter/SpaceX

O treinamento durou apenas 6 meses, o que é pouco quando comparado a astronautas profissionais, que geralmente precisam treinar entre 2 a 3 anos e terem excelentes condições de saúde e condicionamento físico.

  • Curiosidade interessante: além dos itens a serem leiloados posteriormente, o voo também leva 30 kg de lúpulo para que “cerveja espacial” possa ser produzida depois da viagem.

Outros itens levados serão: uma versão de uma música da banda Kings of Leon,Time in Disguise” e mais 50 obras de arte digitais.

Além disso, também será levado um ukulele (se você não conhece, trata-se de uma espécie de pequeno violão com 4 cordas) que tocarão no espaço, canetas, roupas, brinquedos e alguns itens pequenos para o leilão futuro.

tripulacao-inspiration4
Reprodução/Twitter/SpaceX

Inscreva-se na nossa newsletter!