Será que as empresas americanas viriam para o Brasil? Senador e ex-candidato à Presidência dos EUA, Bernie Sanders, tuíta que empresas deveriam pagar 95% de impostos sobre os lucros.
Que história é essa?
Pois é, o Senador democrata, Bernie Sanders, publicou em seu twitter que empresas estadunidenses deveriam pagar 95% de impostos sobre seus lucros.
De acordo com o senador, a população está cansada de ser roubada por corporações que obtém lucros recordes, enquanto as famílias sofrem com os preços elevados de alimentos, aluguéis e gás.
Ainda, Bernie acrescenta que as companhias petrolíferas e as corporações justificam seus “lucros obscenos” com a pandemia, guerra na Ucrânia e inflação global.
Por isso, segundo Sanders, deveriam pagar mais impostos.
O senador detalhou a proposta?
Sim! O democrata explica que as empresas teriam que pagar uma taxa corporativa anual de 21% sobre os lucros dos valores que registravam antes da pandemia. Em seguida, explica, pagariam uma taxa de 95% sobre os lucros que ultrapassassem esses níveis declarados.
Contudo, apenas empresas que faturam mais de US$ 500 milhões anualmente seriam taxadas nesse percentual.
Tem chances dessa proposta passar?
O senador está determinado, porém é pouco provável que a proposta avance. Isso porque os democratas são minoria no Senado dos EUA.
Ainda assim, o partido de Sanders tem pressionado o governo de Joe Biden a aumentar os impostos sobre os mais ricos. Recentemente, Joe Joe apresentou sua proposta de orçamento para 2023, quando previu aumento de tributos para os mais abastados.
E eu com isso?
Geralmente quando um país aumenta a carga tributária de suas empresas, um fluxo para outros países costuma acontecer.
Já que o Mapa-Múndi mostra o Brasil não muito distante dos EUA, talvez tenhamos que receber essas empresas. Ah, que chato…
Por isso é importante estar bem atento com o que acontece pelo mundo. Não perca tempo e assine a nossa newsletter. Estamos te esperando.