Sanders quer que empresas paguem 95% de impostos sobre lucros

Senador foi ex-candidato à Presidência dos EUA
foto do senador Sanders

Será que as empresas americanas viriam para o Brasil? Senador e ex-candidato à Presidência dos EUA, Bernie Sanders, tuíta que empresas deveriam pagar 95% de impostos sobre os lucros. 

Que história é essa?

Pois é, o Senador democrata, Bernie Sanders, publicou em seu twitter que empresas estadunidenses deveriam pagar 95% de impostos sobre seus lucros.

De acordo com o senador, a população está cansada de ser roubada por corporações que obtém lucros recordes, enquanto as famílias sofrem com os preços elevados de alimentos, aluguéis e gás. 

Ainda, Bernie acrescenta que as companhias petrolíferas e as corporações justificam seus “lucros obscenos” com a pandemia, guerra na Ucrânia e inflação global. 

Por isso, segundo Sanders, deveriam pagar mais impostos.

O senador detalhou a proposta?

Sim! O democrata explica que as empresas teriam que pagar uma taxa corporativa anual de 21% sobre os lucros dos valores que registravam antes da pandemia. Em seguida, explica, pagariam uma taxa de 95% sobre os lucros que ultrapassassem esses níveis declarados. 

Contudo, apenas empresas que faturam mais de US$ 500 milhões anualmente seriam taxadas nesse percentual.

Tem chances dessa proposta passar? 

O senador está determinado, porém é pouco provável que a proposta avance. Isso porque os democratas são minoria no Senado dos EUA. 

Ainda assim, o partido de Sanders tem pressionado o governo de Joe Biden a aumentar os impostos sobre os mais ricos. Recentemente, Joe Joe apresentou sua proposta de orçamento para 2023, quando previu aumento de tributos para os mais abastados. 

E eu com isso? 

Geralmente quando um país aumenta a carga tributária de suas empresas, um fluxo para outros países costuma acontecer. 

Já que o Mapa-Múndi mostra o Brasil não muito distante dos EUA, talvez tenhamos que receber essas empresas. Ah, que chato…

Por isso é importante estar bem atento com o que acontece pelo mundo. Não perca tempo e assine a nossa newsletter. Estamos te esperando. 

Inscreva-se na nossa newsletter!