O que foi o tapa do Will Smith em Chris Rock comparado a esse? A Rússia segue reforçando que só venderá seu gás em troca de Rublos, moeda russa, e o G7 está se mordendo.
O que está pegando na Rússia?
Certamente todos vocês já sabem que os países da Europa necessitam de gás natural como fonte de energia.
Assim, já que a União Europeia importa cerca de 90% desse gás sendo 40% da Rússia, o Sr. Putin viu nessa necessidade uma oportunidade.
Que oportunidade?
A moeda russa está extremamente desvalorizada por conta dos castigos econômicos que a Rússia sofreu por invadir Ucrânia.
Então, na tentativa de levantar novamente o moral do dinheiro russo, Vladimir agora está exigindo que os países da Europa paguem pelo gás de seu país com a moeda local, o rublo russo.
Isso porque, atualmente, essa compra é feita usando euros ou dólares.
Isso faria com que a procura pela moeda russa aumentasse, já que os países compradores de gás teriam que comprar Rublos também.
Por isso, a procura pela moeda cresce, seu valor sobe, e os investidores que tem dinheirinho russo em sua carteira desistiriam de vender o ativo por um preço menor.
E o G7? Está como?
Como você acha? Com ódio no coração.
Contudo, os países do G7, que são aqueles países mais industrializados do mundo, já adiantaram que não vão se curvar ante a chantagem da Rússia.
A Europa alega que isso representa uma quebra de contrato.
Porém, a União Europeia depende muito do gás russo, logo, será difícil achar um vendedor que forneça a demanda necessária em tão pouco tempo.
Essa jogada tem riscos para a Rússia?
Certamente. Entre eles, o risco de perder seu maior cliente.
Além disso, o país de Putin está abrindo mão de aumentar sua reserva de moeda estrangeira, já que a exigência é pela moeda russa, mas e no futuro?
Por fim, a confiança para fazer negócios com o país de Vladimir só cai. O que também é um problema a longo prazo.