Rússia invade Leste da Ucrânia

Petróleo já passa dos US$ 100
tanque de guerra da Rússia

Eita, carniça! Começou! Exatamente às 23:57 h aqui no Brasil, o Presidente da Rússia, Putin, autorizou uma operação militar no leste da Ucrânia. Porém, para os líderes ucranianos a invasão será total. 

Mentira! A Rússia Invadiu mesmo?

Sim, colega. Pouco antes do início da quinta-feira aqui no Brasil, Putin autorizou uma operação no leste da Ucrânia. Segundo ele, para cumprir a promessa que havia feito de proteger a região de Donbass. 

Apesar de fazer parte da Ucrânia, neste pedacinho do país há duas repúblicas separatistas que são simpatizantes da Rússia, que as reconheceu como independentes, despertando o ranço no coração dos líderes ucranianos. 

De acordo com o próprio Putin, a entrada no território foi apenas para proteger seus amigos e qualquer interferência por parte de quem quer que seja vai dar problema.

Ainda, o presidente da Rússia em seu pronunciamento declarou que se houver derramamento de sangue a culpa será única e exclusivamente da Ucrânia. 

E o que a Ucrânia diz?

O país ucraniano mandou o recado para a sua população: “Calma, o papai vai cuidar de tudo”. Pediu ainda que todos ficassem em casa se possível e acrescentou dizendo que o presidente Biden está vindo com a tropa.

Já o presidente Joe Joe declarou que os EUA e os aliados vão responder de forma unida e decisiva. Ou seja, vão chegar com os dois pés no peito da Rússia. 

Contudo, ainda não está claro se o reforço dos países do ocidente chegará disparando ou se haverá sanções mais rígidas contra o país de Putin pela ousadia de pisar em solo ucraniano. 

E como fica o resto do mundo?

Está todo mundo no mesmo barco, Titanic o nome. Ainda que o Brasil esteja há quilômetros dos briguentos, muito em breve poderemos sentir os efeitos dessa tragédia. 

Isso porque, o preço do barril de petróleo de algumas petrolíferas já ultrapassou os US$100. Assim, é possível que logo mais esse aumento chegue por aqui também, e os motoristas vão pagar mais caro. 

Além disso, a inflação pode subir ainda mais, mesmo aqui, já que com o aumento da gasolina o transporte de produtos e serviços também aumenta e como consequência, as coisas que já estão caras vão subir. 

E 2022 só está ‘começando…’. 

Inscreva-se na nossa newsletter!