Operações com criptomoedas terão taxação de até 20% na Venezuela

Apenas a moeda digital do país não será taxada
bandeira da Venezuela

Qual o segredo para fazer as pessoas gostarem da moeda digital do seu próprio país? Taxando todas as outras. Em 20 dias começa a valer uma lei que estabelece taxação de até 20% de todas as criptomoedas na Venezuela. 

Com exceção de uma… Adivinha qual. 

Que lei é essa?

No final de fevereiro deste ano, o governo da Venezuela aprovou uma lei para taxação de operações utilizando bitcoin, além de outras criptomoedas existentes no país. 

Isso porque as criptos tornaram-se pop stars em solo venezuelano, com pessoas comprando, vendendo e até pagando impostos usando os ativos digitais. 

Contudo, no final do mês passado, uma lei que estabelece um imposto que vai de 2% a 20% foi aprovada. Então, quanto maior for o valor da operação, maior será o percentual de taxa. 

Mas, apenas uma não será taxada…

E qual é?

Surpreendendo um total de zero pessoas, a única moeda que não será taxada será a criptomoeda da Venezuela, a Petro, ativo que tem lastro no petróleo do país, de acordo com o próprio governo. 

A ideia é justamente fazer com que o uso da moeda digital nacional ganhe força frente aos demais ativos, como o bitcoin. 

A razão é que mesmo após a criação da cripto da ‘Vene’, as pessoas preferiram continuar usando os ativos descentralizados. 

Por que será?

Então, para fazer com que as pessoas sintam gosto pelo dinheiro nacional, a taxação de até 20% das operações utilizando criptomoedas estrangeiras pode funcionar como incentivo. 

Afinal, por que pagar por uma transação, se existe um ativo que permite operações livres de impostos?

Sou brasileiro, o que eu tenho com isso?

Pois então, coração, a taxação alta no uso de criptomoedas, mesmo em outros países, pode desestimular o seu uso. 

Ainda mais se a moda pegar. 

Assim, os investidores poderão observar uma nova queda no valor de cada cripto, já que a procura por esses ativos pode diminuir. Então, se vender esses ativos fica mais difícil, seu valor tende a cair. 

Apesar que o investidor desse ramo já deve estar acostumado com essa adrenalina.

Inscreva-se na nossa newsletter!