Instagram, WhatsApp e Facebook estão fora do ar globalmente, sem previsão de volta. A instabilidade nos aplicativos começou por volta de 12h, no horário de Brasília. Desde então, ninguém consegue enviar mensagens ou carregar conteúdos nas plataformas.
O Facebook, que é dono do WhatsApp e do Instagram, confirmou o problema no mundo todo, mas não detalhou as causas. O mais irônico disso tudo é que o comunicado foi feito por meio de uma das maiores concorrentes da empresa, o Twitter.
“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, comunicou a empresa de Mark Zuckerberg.
Em meio a esse cenário caótico, as reclamações sobre operadoras de telefonia e internet saltaram ao redor do mundo. No Brasil, o site Downdetector registrou um pico de queixas para a Claro, Vivo, Oi e TIM por volta das 13h30, cerca de uma hora após o início da pane.
Migração para as redes vizinhas
Como já era de se esperar, as pessoas buscaram outros aplicativos para se comunicar neste momento, incluindo o iMessage, da Apple, e o Telegram, um dos principais concorrentes do WhatsApp. Além disso, até os e-mails voltaram a ser uma opção.
A grande questão, no entanto, é que o próprio Telegram reportou um pico de queixas por volta das 15h, possivelmente devido a sobrecarga de usuários.