Vamos todo mundo respeitar os problemas do coleguinha. Não é porque a nossa inflação está acima de 10% e a deles em 5% que eles não estão sofrendo também. Por isso, o Banco Central da Inglaterra subiu a taxa básica de juros para 0,50%.
Sem menosprezar a situação alheia, hein.
O couro está comendo por lá também?
A Inflação está comendo de feijoada a sushi pelo mundo afora. A maior responsável é a pandemia, que desacelerou a produção e provocou falta de produtos nos comércios e o preço de tudo ficou mais caro.
Com isso, a solução é fazer o povo ter menos vontade de gastar e fechar a mão. O aumento na taxa básica de juros, como você já sabe, faz com que empréstimos e financiamentos fiquem mais caros.
Alguma vez você já desistiu de comprar algo pela internet só porque o valor do frete era quase o preço do produto? A alta nas taxas de juros provoca a mesma desistência nas pessoas.
Com menos gente comprando, mais produtos disponíveis nas prateleiras e a inflação dá um tempo.
Pensando nisso, o Banco Central da Inglaterra, o BoE, elevou a taxa básica que estava em 0,25% para 0,50%. A inflação atual por lá está na casa dos 5,4%
Mas se a inflação está em 5%, subir para 0,50% não é pouco?
Pois é, bebê, agora você entendeu o peso que é ter o nome de “Estados Unidos da América”, “Inglaterra”, “Alemanha”.
Apesar do número de 5% de inflação, países desenvolvidos não precisam elevar suas taxas básicas de juros no mesmo patamar que o da inflação.
Isso porque o fato de seres desenvolvidos e fiéis aos seus compromissos com os credores, faz deles investimentos seguros para o investidor.
Assim, uma grande parcela tem a confiança de emprestar para esses governos. E quanto mais capital entrando no cofrinho deles, mais dinheiro eles terão para investir no país, nas indústrias, comércios, setor de produção em geral.
Dessa forma, a produção volta a subir sem que o acesso ao crédito seja tão caro, girando a economia novamente.
Um nome é um nome, não é, papai?
E os países não tão poderosos, como ficam?
Ficam na “bad”, mas fazer o quê? Por apresentarem um maior risco para o investidor, precisam subir muito sua taxa básica de juros, como fez o Brasil.
Só assim, com rendimentos maiores e prometendo mais dinheiro para atrair os empréstimos.
Um dia a gente chega lá!