Má administração do governo Biden ou azar de pegar uma pandemia seguida de uma guerra? Inflação nos EUA já é a maior desde 1981 e atinge a marca de 8,5% em março.
Chora não, miséria.
A coisa tá feia nos EUA?
Mais feia que mulheres que não usam produtos Jequiti. Ontem o Índice de Preços ao Consumidor nos Estados Unidos, CPI, sigla em inglês, foi divulgado. E os números foram altos.
A inflação atingiu 8,5% no acumulado de 12 meses. O que significa que o preço de alimentos e gastos com energia para os estadunidenses é o maior desde 1981.
OMG! O que causou essa tragédia?
De acordo com economistas, a guerra na Ucrânia. Isso porque o principal responsável por esse levante nos preços foi o petróleo, que representou uma alta de 18,3% só em março.
E como os senhores já sabem, a Rússia está sofrendo alguns castigos econômicos por invadir sua vizinha, a Ucrânia.
Em razão disso, o país de Putin está com dificuldades para vender os seus produtinhos, e por haver um vendedor a menos no mercado, o valor do produto dos demais vendedores sobe.
Ainda, segundo o Departamento do Trabalho dos EUA, o preço da energia subiu 11%. Já que para produzir ficou mais caro, o consumidor acaba tendo que custear essa diferença.
Por fim, a Casa Branca apelidou essa inflação de “Efeito Putin”.
E o que o Joe Biden pretende fazer?
Segundo o próprio Joe Joe, fazer uso de volumes históricos de reservas de petróleo do país, para tentar reduzir o aumento no preço dos combustíveis.
Além disso, o governo decidiu permitir a venda do combustível E15, que contém 15% de etanol durante o verão.
Isso porque, vender esse combustível durante o verão nos EUA é proibido, já que ele polui muito.
Ou seja, o meio ambiente que espere.
E o Brasil com isso tudo?
Caso os EUA decidam apertar o cinto e subir ainda mais a sua taxa de juros, o fluxo de investidores querendo emprestar para o governo de Biden vai crescer.
Então, o dólar vai voltar a subir, o Real vai voltar a cair, nossa Selic vai ficar ainda mais cara e os empréstimos para empresas vai ficar caro.
Com isso, nossa produção desce, e a inflação por aqui sobe. E é sobre isso. E não está tudo bem.