Início » Internacional » Fed mantém juros inalterados, mas diz que altas podem ocorrer em breve

Fed mantém juros inalterados, mas diz que altas podem ocorrer em breve

Os juros nos EUA ficaram entre 0% a 0,25%. Imagina uma taxa dessas no BR?
federal reserve bank
Foto: The Business Journals

Nesta quarta-feira, o Federal Reserve manteve a taxa básica de juros dos EUA próxima a zero. A faixa definida pelo comitê de política monetária, ou seja, o Federal Open Market Committee (FOMC) foi entre 0% e 0,25% por unanimidade.

Vale dizer, no entanto, que os aumentos das taxas podem vir a ocorrer um pouco antes do que se espera, em breve! Da mesma forma, as perspectivas da economia para esse ano foram reduzidas.

Pra quem não sabe, hoje rolou a reunião do FOMC (Comitê Federal de Mercado Aberto, na tradução livre), do Federal Reserve (Fed) nos EUA.

Podemos dizer que essa reunião é análoga à reunião do Copom, que define o aumento (ou queda) da Selic e outros parâmetros da nossa economia.

Os resultados já eram esperados e as autoridades junto ao FOMC sinalizaram que os estímulos oferecidos por causa da crise causada pela Covid-19 começarão a ser retirados em parte em breve – mas sem indicar datas.

Essa perspectiva para redução do programa de compra de ativos, o cronograma chamado “tapering”, era prevista de ser anunciada apenas na próxima reunião, que será em novembro.

O Fed, que é basicamente o Banco Central dos EUA, ainda se posicionou dizendo que a inflação está passando por efeitos transitórios de maneira geral.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp