Início » Internacional » Facebook cria lista secreta de celebridades que não seguem regras da rede, diz jornal

Facebook cria lista secreta de celebridades que não seguem regras da rede, diz jornal

Além do menino Neymar, sabe quem mais está na lista? Tio Zuck, o próprio fundador do Facebook
Facebook pretende mudar de nome para acabar com a má fama, diz site
(Foto: Anthony Quintano/Flickr)

O Facebook, segundo o Wall Street Journal, criou e mantém um grupo de usuários exclusivos que estão à parte de suas regras de conduta. A reportagem foi publicada nesta semana.

O documento obtido pelo jornal diz que a rede social criou um sistema cujo nome é XCheck, o qual deixa esses usuários à parte de algumas regras que se aplicam aos outros usuários – ou ainda, em alguns casos, de todas as regras.

A contradição entra uma vez que o Tio Zuck afirma publicamente que todos os usuários da plataforma estão em igualdade perante suas regras de conduta.

O sistema, segundo o jornal, foi feito a princípio para avaliar ações que pudessem ocorrer contra perfis populares. Só no ano de 2020, mais de 5 milhões de usuários faziam parte da lista.

Casos citados pelo jornal em que o programa permitiu violações às regras de conduta pelo são 

Além desses, a reportagem aponta que 

  • membros do Congresso americano;
  • membros do Parlamento Europeu;
  • prefeitos;
  • ativistas e
  • é claro, o próprio Mark Zuckerberg

fazem parte do grupo que não segue as normas de conduta da plataforma.

Postagens como de assédio e incitação à violência são exemplo de regras de condutas pela violação das quais estes usuários não seriam passíveis de receberem punição.

Outros dois casos, segundo o jornal, foram o de notícias falsas a respeito de Hillary Clinton em época de eleição sendo espalhadas e o de ideias de que as vacinas da Covid-19 eram letais.

No documento, segundo o Wall Street Journal, a rede social afirmou que diferentemente do resto da comunidade, essas pessoas podem violar os padrões sem consequência alguma.

Segundo um porta-voz do Facebook, muitas das informações obtidas pelo jornal podem estar costuradas para criar uma narrativa que ignora o fato de que a rede social está trabalhando para resolver os problemas que foram identificados.

Adm

Contraditório, em, tio Zuck?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp