A capital do Afeganistão, Cabul, começou essa terça (31) tomada por barulhos de tiros. Os disparos foram feitos por membros do Talibã para comemorar a saída das tropas dos Estados Unidos do país.
Depois de 20 anos no país, o exército norte-americano terminou de sair do Afeganistão na noite de ontem. Isso porque as tropas estadunidenses chegaram ao país logo depois dos atentados de 11 de setembro e retiraram o Talibã, que naquela época era responsável por controlar o local.
O momento colocou um ponto final ao que era mundialmente conhecida como Endless War (ou guerra sem fim, como chamamos em português).
O que acontece agora com o Afeganistão?
Agora o Talibã já assumiu o controle do aeroporto de Cabul e concretizou ainda mais a tomada do poder do país.
“Estamos orgulhosos destes momentos, de termos libertado nosso país de uma grande potência”, disse o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid.
Por outro lado, o presidente dos EUA, Joe Biden, já disse que vai cobrar do Talibã um compromisso de dar passe livre para os que quiserem deixar o Afeganistão. á em relação aos brasileiros, na noite de ontem, o governo federal anunciou que retirou mais uma família que havia pedido para deixar o país.
Vale lembrar que tanto os EUA quanto o Brasil ainda não reconheceram o Talibã como responsável pelo Afeganistão. Até o momento, somente a China e a Rússia decidiram bater um papo mais amistoso com o grupo extremista.
Se você quer entender melhor essa história, confira nossa matéria sobre o que é o Talibã e o que está rolando no Afeganistão!