Aeroporto de Cabul, no Afeganistão, sofre atentado

Sextou, não tão feliz
aeroporto-cabul-afeganistao-26082021073914424

Como já mostramos aqui, o negócio está bem tenso lá no Afeganistão, infelizmente. Ontem, no aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, aconteceram dois ataques terroristas que deixaram 60 mortos e 140 feridos. 

O adm escrevendo isso confessa que queria passar essa notícia de alguma forma mais “tranquila”, mas é muito triste realmente. 

O aeroporto de Cabul muito provavelmente é o lugar mais caótico do mundo neste momento, isto porque quase que a população inteira está tentando fugir da cidade por conta da tomada do Talibã e principalmente ocidentais que moram lá estão com muito medo. Segundo a agência Reuters, 12 das vítimas eram militares americanos.

Caso você não esteja por dentro…

Caso você esteja numa caverna e não saiba o que está rolando por lá, o Grupo Talibã reassumiu o poder do Afeganistão inteiro se tornando o “governo” do país. 

Pelo medo do que pode acontecer, há dias a população tem ficado ao redor do aeroporto para tentar fugir de alguma forma, seja através de avião normal ou de aviões de forças militares ocidentais como dos Estados Unidos, por exemplo. 

Uma pitada de esperança foi a baita atitude que falamos aqui no The Compass: o fundador do Airbnb teve ao ceder acomodações no mundo todo para 20 mil afegãos que estavam fugindo do país durante esse período caótico.

Quem assumiu autoria do ataque?

Quem assumiu a autoria do ataque foi o Estado Islâmico Khorasan que é inimigo comum tanto dos Estados Unidos quanto do Talibã. Ou seja, mais um grupo terrorista além do Talibã para adicionar mais tensão na região. 

Como isso nos afeta? 

Diretamente é muito difícil ter impactos na nossa vida, mas o que realmente chama a atenção é no cenário político global que pode mudar as peças de “quem exerce maior poder no mundo” pensando numa perspectiva de China x Estados Unidos.

Além de ficar o aviso, se estiver planejando alguma viagem para o Afeganistão, é melhor dar uma repensada.

Inscreva-se na nossa newsletter!