A Alibaba, gigante chinesa de comércio digital, bateu um novo recorde de vendas no ‘Dia dos Solteiros‘. A data é considerada o maior e mais importante evento de compras da China.
A companhia do bilionário Jack Ma anunciou que vendeu 540,3 bilhões de iuanes, equivalente a US$ 84,5 bilhões (ou R$ 461 bilhões), na “Black Friday chinesa”.
Embora o evento seja comemorado em 11/11, a Alibaba começou suas promoções no dia 1° deste mês e estendeu a celebração até ontem.
Dia dos Solteiros desacelera
Apesar do recorde batido pela Alibaba, o mercado esperava um resultado positivo ainda maior, mesmo em meio às máximas de inflação no país. Isso porque as vendas brutas da gigante cresceram 8,5% durante os 11 dias de evento.
O número foi suficiente para o recorde, mas representa a menor taxa para um Dia dos Solteiros desde que a companhia começou a celebrar a data, em 2009. Em todos os últimos 12 anos, o crescimento das vendas brutas ultrapassou a casa dos dois dígitos.
Pressão do governo chinês
O recorde da Alibaba veio em meio a um momento de forte regulação sobre as grandes companhias de tecnologia do país.
Além de tentar controlar o uso de dados dos usuários, o governo da China acusa a companhia de práticas anticompetitivas, o que reforçaria o monopólio. O governo alega ainda que a empresa pressiona comerciantes locais e os obriga a venderem produtos apenas em sua plataforma.