Acidente em mina da Vale no Canadá envolve 39 trabalhadores, 19 já foram resgatados

Ainda restam 20 trabalhadores presos por lá, espera-se que saiam ainda hoje
Vale lucra US$ 3,88 bi no 3° trimestre e fica abaixo das estimativas

Um acidente ocorrido com uma pá escavadeira no domingo (26) deixou 39 trabalhadores da Vale presos em uma mina subterrânea no Canadá, em Ontário, chamada Totten.

Hoje (28), a empresa informou que 19 deles já foram resgatados e espera-se, segundo a Vale, que ainda nesta manhã os 20 restantes consigam sair também.

O que causou o acidente?

 

O acidente aconteceu porque uma pá escavadeira que estava sendo transportada bloqueou a abertura por onde passam as instalações, impedindo a saída dos funcionários.

Assim, o “elevador” pelo qual eles voltaram à superfície estava danificado, segundo a Vale.

Eles estavam em uma faixa de profundidade de 900 a 1200 metros, sendo que assim que ocorreu o problema, os procedimentos padrão de segurança foram tomados e eles foram para os postos de refúgio subterrâneos.

Qual o status atual?

Até o momento, a empresa informou que ninguém se feriu e que eles têm acesso a água e a alimentos. A retirada do pessoal está sendo apoiada, além da equipe de resgate de minas da Vale, pela Ontario Mine Rescue.

Isso afeta a empresa?

 

A mina em questão é responsável por produzir o minério níquel, matéria prima utilizada para o aço inoxidável e diversas outras aplicações na indústria.

No primeiro semestre deste ano, a mina de Totten produziu mais de 3500 toneladas de níquel.

Por enquanto, a produção nesta mina está suspensa e não se sabe por quanto tempo. Não é o primeiro acidente envolvendo a Vale, embora ao menos ninguém tenha se ferido até o momento. 

Ninguém está ferido, o que é nossa preocupação número um, e os trabalhadores tiveram e continuam tendo acesso à água, alimentos e remédios”

disse a Vale

Adm

Ainda bem que ninguém se feriu até agora!

Inscreva-se na nossa newsletter!