Como conseguir um emprego: 5 dicas práticas que vão te ajudar

Disciplina é um dos pontos essenciais na hora de conseguir um emprego
Como conseguir um emprego: 5 dicas práticas que vão te ajudar

Como já mostramos aqui na The Compass, o desemprego atinge mais de 14 milhões de pessoas no Brasil. Definitivamente, conseguir um emprego não é uma tarefa tão fácil, especialmente quando somos mais novos e temos que lidar com toda a pressão.

Porém, trabalhar desde cedo tem uma série de pontos positivos. Ter um emprego nos ajuda a criar responsabilidade, conhecer novas pessoas e ter experiências que vão contribuir para a nossa vida no futuro. Além disso, sabemos que os boletos não se pagam sozinhos, né?!

Não dá para deixar de também falar daqueles casos em que você já está na faculdade e entra em desespero para conseguir as horas de estágio… Por mais difícil que pareça, saiba que é possível conseguir um trabalho!

Para te ajudar nisso, selecionamos cinco dicas práticas que vão te ajudar na hora de procurar emprego.

Conheça suas habilidades e faça um resumo delas

O primeiro passo para conseguir um emprego é conhecer as suas habilidades. Afinal, como você espera que uma empresa te contrate se você não souber se apresentar e “se vender”? Para isso, uma boa dica é conferir o nosso artigo sobre 5 dicas de vendas essenciais para alcançar o sucesso.

Dito isso, o próximo passo é reunir todas essas habilidades e juntá-las com cursos e outras experiências relevantes que você já viveu. Com isso, você pode criar um currículo para usar como base e personalizá-lo conforme o perfil de cada vaga que você encontrar.

Avalie quais áreas estão em alta

Depois de entender quais são suas habilidades, a segunda dica é procurar quais áreas estão em alta. Se você ainda não está em uma faculdade (ou se não pretende cursar uma), é importante conhecer quais setores estão contratando e quais deles conversam mais com o seu perfil.

Assim, você pode até conhecer outras áreas de atuação e procurar formas de desenvolver novas habilidades para se tornar ainda melhor aos segmentos que te chamarem atenção. Dessa forma, as chances de encontrar vagas com propostas interessantes e que tenham a sua cara são bem maiores!

Selecione as empresas dos sonhos

Todo mundo aí tem aquela empresa que sempre sonhou em trabalhar, né?! Google, Nubank, Amazon, Facebook e Ambev são algumas das queridinhas da galera.

Não há como negar que se uma empresa te chama atenção, é porque ela tem algo para te oferecer. Pode ser que a experiência seja totalmente diferente do que você esperava. Porém, de alguma forma ela poderá contribuir para a sua jornada profissional.

Então, uma dica especial na hora de procurar emprego é selecionar quais empresas você gostaria de trabalhar e começar a acompanhá-las. Antes mesmo de aplicar para as vagas, é interessante conhecer mais sobre a cultura de cada companhia e pensar em como você pode contribuir para torná-la melhor.

Busque vagas diariamente em diversos locais

Depois de entender o seu perfil, analisar as áreas e separar as empresas dos sonhos, agora é a parte mais demorada do processo: a busca diária por vagas. Essa é, sem dúvidas, a etapa mais cansativa e faz com que a preguiça fale mais alto.

Dica do Adm

Se você está se sentindo muito preguiçoso ultimamente, você não pode perder o nosso artigo sobre 5 dicas para vencer a preguiça!

A questão é que a constância é o ponto importante para fazer com que você tenha resultados positivos na busca. Isso significa que é importante criar uma rotina até mesmo para procurar emprego.

O ideal é separar alguns minutos do dia para buscar vagas em sites como Vagas, InfoJobs, Catho e Nube, por exemplo. Além disso, o LinkedIn é provavelmente uma das ferramentas mais valiosas para procurar emprego hoje em dia. Portanto, siga as empresas que você curte lá e ative o alerta de vagas.

Outra dica valiosa é acompanhar as áreas de empregos dos portais de notícias, onde são divulgadas novas vagas. Aqui na The Compass, essa divulgação ocorre pontualmente na nossa newsletter, caso você ainda não seja inscrito!

Faça networking

Por último, mas definitivamente não menos importante: faça networking. Essa é, na verdade, a dica mais valiosa de toda essa lista.

As plataformas de emprego são uma mão na roda na hora de buscar trabalho. Entretanto, em muitos desses casos, existem milhares de concorrentes em busca de uma única vaga. Por outro lado, quando você tem contatos interessantes, é inevitável que você esteja alguns passos à frente de parte dessas pessoas.

Por conta disso, é importante conversar e criar laços com pessoas que possam contribuir para o seu futuro de alguma forma. Novamente, o LinkedIn e outras redes sociais são um ótimo caminho para isso.

Inscreva-se na nossa newsletter!