Segundo o índice de Saúde Financeira do Brasil 58% das famílias brasileiras vivem problemas todos os meses por conta de organização financeira. Esse índice mede o quanto cada brasileiro consegue tomar boas decisões com seu dinheiro, cumprir todas as obrigações financeiras e sentir uma certa segurança com relação ao futuro.
A melhor região do país em organização financeira é o sul do país e a pior é a região Sudeste com o maior percentual de população na faixa mais baixa de saúde nas finanças.
Além disso, mais de 50% dos entrevistados afirmou que já teve que em algum momento da vida baixar seu padrão de vida por conta de falta de dinheiro ou desorganização financeira.
Eita Adm, e se sou uma dessas pessoas, o que fazer?
A primeira coisa a se fazer é levantar quais são suas principais fontes de renda versus seus custos essenciais que não podem ser descartados como comida, água, luz, aluguel.
A partir daí analise suas dívidas e quais são os custos já de curto prazo que você pode cortar e tente procurar formas de aumentar sua receita, um trabalho à parte, freelancer, alguma forma de aumentar o que você ganha.
Já adianto, não será fácil, mas balanceando seus gastos e aumentando o que você ganha no médio prazo a sua saúde financeira já estará saindo da UTI.