Início » Economia » Versão digital do Euro vem por aí

Versão digital do Euro vem por aí

Se não pode batê-los, junte-se a eles
Apresentação no Banco Central Europeu
Crédito: Reprodução/Facebook

Sabe aquela frase, se não consegue batê-los, junte-se a eles?

Então, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou que já estava começando o plano de criar uma versão digital do Euro, já que o futuro realmente tende para o dinheiro sendo “digital”. 

Só pensar, das suas últimas compras quantas foram em dinheiro e quantas em cartão/pix?

O plano do Banco Central Europeu é garantir que os cidadãos, empresas, organizações tenham acesso a dinheiro de forma segura em uma era onde o dinheiro está mudando seu “formato”, então a criação de uma versão digital do Euro é uma saída segundo o BCE para essa tendência da digitalização do dinheiro no mundo todo.

Como vai funcionar a versão digital?

Como sabemos as criptomoedas já são uma febre no mundo inteiro e é considerada por muitos a próxima revolução no dinheiro e principalmente na descentralização do dinheiro.

O que é essa tal de descentralização do dinheiro e como as criptomoedas se aplicam a isso?

Atualmente, o dinheiro, fluxo de dinheiro, emissão de dinheiro, taxas de juros são totalmente controladas pelos bancos centrais de cada país, ou seja, o dinheiro está centralizado em um órgão.

As criptomoedas não são reguladas por órgão nenhum já ninguém tem poder de emitir criptomoedas ou “regular” já que é descentralizado. 

Então, o objetivo do Banco Central Europeu é correr a corrida das criptomoedas para criar a própria versão digital do Euro, tendo assim o “melhor dos dois mundos”, centralizando a moeda digital e também tendo a facilidade de transação das criptomoedas.

Será que vai dar boa? Nos resta esperar.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp