Touro de Ouro é removido em menos de uma semana

Decisão foi tomada pela CPPU que afirma que o touro estava irregular
Touro de Ouro sendo removido da frente da B3

Tirar o touro da frente da B3 é um mau presságio? O tourinho não teve uma semana de vida e já foi pro abate. 

Na noite desta terça-feira (23), a escultura do Touro de Ouro foi removida conforme determinação da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU).

O órgão, que é responsável pela fiscalização de quaisquer elementos que possam interferir na Lei Cidade Limpa, colocou em debate se a peça era uma obra de caráter cultural ou publicitário.

Por que ela foi retirada?

A CPPU afirma que pelo fato do Touro de Ouro estar associado a Pablo Spyer, sócio da XP, apelidado de “Tourinho” e ter uma empresa de educação financeira chamada Touro Inc, a obra foi considerada peça publicitária e que não possui as documentações necessárias. 

E o que os autores responderam?

Apesar das alegações de Rafael Brancatelli, autor da obra, de que o touro teve o seu papel cultural já que atraiu o interesse do público e até levou mais pessoas para o centro da cidade de São Paulo, não foi suficiente para impedir a remoção da escultura.

A própria B3 chegou a dizer que a obra tem “a autorização do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal da Cultura para exposição em logradouro público, como evento temporário, durante o período de 01/10/2021 a 31/12/2021″.

Saudoso tourinho

O Touro de Ouro foi inaugurado no dia 16 de novembro na frente da B3, a bolsa de valores de São Paulo e fazia uma alusão ao “Charging Bull“, famoso touro de Nova Iorque. Foi uma iniciativa da B3, com Pablo Spyer e Rafael Brancatelli.

O que significa o touro?

O touro é um símbolo para o movimento de alta do mercado, é uma forma de simbolizar o ataque do animal, debaixo para cima, por isso também que quando o mercado está otimista e subindo, chama-se “bull market”.

Tempo curto mas polêmico

O tempo de vida foi curto mas foi o suficiente para causar grandes polêmicas, já que logo no dia seguinte a sua inauguração (17), o touro foi alvo de protestos contra a fome.

Inscreva-se na nossa newsletter!