Início » Economia » Sabesp se prepara a privatização, diz Dória

Sabesp se prepara a privatização, diz Dória

E aí, curtiram?
sabeps
Reprodução/Canal Solar

Colagenado é coisa do passado, agora é só Privatizado.

Nesse final de semana, o governador de São Paulo João Dória afirmou que a Sabesp, Companhia de Saneamento Básico de São Paulo, será preparada para privatização nos próximos anos.

Dória estava preocupado em mostrar que isso não é um planejamento de curto prazo já que ao comentar as declarações do secretário de Projetos e Ações Estratégicas de São Paulo ele ressaltou que realmente esse é um movimento de longo prazo. 

Com essa declaração muita mídia irá ficar em cima de como será a movimentação da Sabesp e também do Governo de São Paulo já que uma privatização de tamanha proporção irá com certeza envolver grandes players do mercado.

Caso o conceito de privatização gere dúvida, vamos lá…

Privatização vem obviamente do verbo “privatizar”, até aí ok. Privatizar é quando uma instituição que pertence ao setor público, ou seja, ao Estado é “transferida” para ser administrada por uma instituição privada, uma empresa.

Então nesse caso da Sabesp por exemplo, atualmente ela é controlada por um órgão público, no caso o estado de São Paulo, mas conforme o Governador João Dória disse, irá passar a administração para uma empresa privada, logo será “privatizada”.

Outros casos de privatização

Os casos mais famosos de privatização no Brasil nos últimos tempos foram as privatizações dos aeroportos. O Governo Federal tem leiloado muitos aeroportos para empresas e já arrecadou mais de R$3 bilhões com esses leilões.

Além disso, aqui no The Compass também já muito sobre o vai e vem da privatização da Eletrobras.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp