Colagenado é coisa do passado, agora é só Privatizado.
Nesse final de semana, o governador de São Paulo João Dória afirmou que a Sabesp, Companhia de Saneamento Básico de São Paulo, será preparada para privatização nos próximos anos.
Dória estava preocupado em mostrar que isso não é um planejamento de curto prazo já que ao comentar as declarações do secretário de Projetos e Ações Estratégicas de São Paulo ele ressaltou que realmente esse é um movimento de longo prazo.
Com essa declaração muita mídia irá ficar em cima de como será a movimentação da Sabesp e também do Governo de São Paulo já que uma privatização de tamanha proporção irá com certeza envolver grandes players do mercado.
Caso o conceito de privatização gere dúvida, vamos lá…
Privatização vem obviamente do verbo “privatizar”, até aí ok. Privatizar é quando uma instituição que pertence ao setor público, ou seja, ao Estado é “transferida” para ser administrada por uma instituição privada, uma empresa.
Então nesse caso da Sabesp por exemplo, atualmente ela é controlada por um órgão público, no caso o estado de São Paulo, mas conforme o Governador João Dória disse, irá passar a administração para uma empresa privada, logo será “privatizada”.
Outros casos de privatização
Os casos mais famosos de privatização no Brasil nos últimos tempos foram as privatizações dos aeroportos. O Governo Federal tem leiloado muitos aeroportos para empresas e já arrecadou mais de R$3 bilhões com esses leilões.
Além disso, aqui no The Compass também já muito sobre o vai e vem da privatização da Eletrobras.