Hoje (27), por pouco mais de 2 minutos, em uma sala virtual de transmissão que contava com a apresentação do Ministro da Economia, Paulo Guedes, hackers invadiram o ambiente e emitiram ruídos que soavam ser em inglês e em russo, além de áudios com música que impediram a compreensão do que o ministro falava.
A transmissão era do encontro Diálogos com a Indústria, promovido pela Coalizão Indústria, contendo a Associação Exterior do Brasil (AEB) e ocorria via Zoom para os participantes que estavam online.
A participação de Paulo Guedes era presencial, já que a reunião foi parcialmente realizada de forma presencial em Brasília – seguindo todos os protocolos de distanciamento social segundo eles – e por isso não foi suspensa.
Além do ministro, empresários do setor industrial também estavam presentes. Dessa forma, o grupo que estava presencialmente continuou a apresentação normalmente, em que o ministro falava sobre a reforma tributária e a abertura comercial.
Virtualmente, esse tipo de invasão é conhecido como Zoombombing ou Invasão Zoom, em que o objetivo é uma invasão incômoda com compartilhamento de conteúdos indevidos.
Os nomes dos invasores apareciam em alfabeto cirílico (que é utilizado pelas línguas russo, búlgaro, bielorrusso e alguns outros).

Em nota, a Coalizão indústria – que realizou o evento – confirmou a invasão, explicando: “Houve, por alguns minutos, a interferência de terceiros que usavam nomes de jornalistas credenciados, com áudios e imagens externas. Os perfis foram excluídos rapidamente.”
Eles ainda afirmam que vão investigar os fatos e pedem desculpas pelo inconveniente aos repórteres que estavam presentes na transmissão.
Para o público, segundo eles, não houve interferência no que estava sendo transmitido. Apenas ocorreu que durante a invasão o áudio do ministro foi interrompido e ficou incompreensível.