Procon-SP quer limitar transações do Pix a R$ 500 por mês

A proposta busca diminuir o número de golpes e fraudes. Será que é o melhor caminho?
Vendas no varejo brasileiro caem 1,3% em setembro

O Procon-SP se reuniu com membros do Banco Central (BC) ontem (15) para discutir medidas de segurança. O órgão de defesa ao consumidor sugeriu que as movimentações feitas pelo Pix sejam limitadas a R$ 500 por mês.

A conversa com o BC aconteceu em meio ao aumento dos golpes e fraudes na internet. Justamente por isso, o Procon acredita que a criação deste limite pode aperfeiçoar os mecanismos de segurança e, consequentemente, melhorar a experiência dos usuários.

Antes disso, o Procon-SP havia sugerido que o Pix seja suspenso até a adoção de novas medidas de segurança.

Denúncia atrás de denúncia em 2021

Segundo o Procon-SP, foram registradas 2.500 reclamações relacionadas ao Pix entre janeiro e agosto deste ano. Entre os principais problemas apresentados, há:

  • Venda enganosa;
  • SAC sem resposta/solução;
  • compra/saque não reconhecido;
  • produto/serviço não contratado;
  •  e devolução de valores/reembolso.

Muito o que pensar…

Não há como negar que o sistema de transações instantâneas é uma mão na roda que caiu no gosto popular… Não é à toa que, em menos de um ano, o Pix já ultrapassou as transferências tradicionais por TED e DOC no Brasil.

Por conta disso, o BC ainda não se manifestou diretamente sobre a limitação sugerida, mas disse somente que vai avaliar os assuntos debatidos na reunião.

É importante lembrar ainda que a sugestão do Procon-SP ocorre em meio à implementação de novas funcionalidades no Pix. No início desse mês, o BC lançou duas novas funcionalidades: o Pix Saque e o Pix Troco

E como funciona nos outros países?

Ao menos 56 países ao redor do mundo usam sistemas de transferências instantâneas, como o Pix, segundo o estudo Flavors of Fast, da FIS.

O número mostra que essa é uma tendência que veio para ficar e revolucionar o sistema financeiro. Ou seja, não tem muito como fugir dela, embora seja possível otimizar alguns pontos.

Comentário do Adm

Xiii, acho que a galera não vai curtir muito essa notícia!

Inscreva-se na nossa newsletter!