Previsões na mesa e INFLAÇÃO piorando

Banco Central eleva expectativas da inflação que deve ficar em 8,89% para 2022.
Imagem de gráfico com moedas ao fundo, simbolizando a inflação

Que a situação da economia está difícil não é surpresa para ninguém. Mas para o Banco Central, a expectativa da inflação foi pior do que o levantamento anterior.

Contextualizando

O Banco Central (BC) divulgou nesta segunda-feira (6) o resultado das previsões parciais para alguns indicadores da economia no país. Por exemplo, o levantamento atualizou as expectativas para a inflação, PIB, taxa Selic e o dólar para o final de 2022. 

As previsões estão publicadas no boletim Focus, que é um relatório semanal do Banco Central onde são levantadas as médias das expectativas de importantes casas de análises para os mais relevantes indicadores da economia brasileira.

Leia mais:

Eletrobras abre reservas de ações hoje

Elon Musk sensitivo faz previsão que afeta Tesla

Como fica a inflação?

A princípio, o boletim revela que a expectativa para a inflação foi maior do que a medida há um mês. Segundo o atual levantamento, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) deve ficar em 8,89%, maior do que os 7,89% do final de abril. 

O IPCA, ou inflação, que é o indicador que mede a variação dos preços aplicados aos bens e serviços, vem sofrendo uma alta preocupante. O dado informado pelo boletim hoje, por exemplo, está passando longe da meta estabelecida, que deveria ficar entre 2% e 5%. 

E os demais dados?

Na prática, com o aumento da inflação, toda a economia sofre, o que reduz grandes expectativas. Contudo, isso não impediu que o Produto Interno Bruto, ou seja, a soma dos bens e serviços produzidos no país, continuasse com uma alta esperada de 1,2%. 

No entanto, a expectativa para taxa Selic, que é a responsável por nortear as demais taxas aplicadas no país, se manteve alinhada com os últimos levantamentos, ficando em 13,25%. Já o dólar, deve terminar o ano em R$ 5,05, pelo menos é o que a bola de cristal revela.

Inscreva-se na nossa newsletter!