Prévia da inflação acelera a 1,14%

Maior desde 1994
inflaçao

O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Amplo 15) que é considerado uma prévia da inflação real (IPCA) acelerou a 1,14% agora em Setembro. 

Fácil não está, essa é a maior variação para um mês de setembro desde 1994 assim como aconteceu em Agosto que bateu o recorde para o mês e simplesmente a maior entre todos os meses desde fevereiro de 2016, quando o índice bateu 1,42%.

Entendendo melhor IPCA 

IPCA é aquele tipo de termo que sempre ouvimos, parece que entendemos mas nunca é muito claro, por isso que o Adm vai desmistificar pra você. 

IPCA é a sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor e basicamente funciona como um medidor oficial da inflação. Para medir, o IPCA mede a variação do preço de produtos que sempre estão na cesta de consumo da população brasileira. 

Nessa lista de produtos estão sempre presentes o arroz, feijão, passagem de ônibus, material escolar, etc. 

A partir da variação do preço desses produtos, o Conselho Monetário Nacional pode definir e ajustar metas para a inflação e o Conselho de Política Monetária, famoso Copom pode revisar a taxa Selic. 

Energia elétrica e combustíveis puxam alta 

Para puxar uma alta no IPCA assim, existem dois fatores que influenciaram muito nesse IPCA, a energia elétrica subiu 3,61% e os combustíveis subiram 3%.

Carnes também sobem 

Isso todo mundo está reclamando, carne muito cara. O preço da carne também subiu 1,1% e teve a maior influência na variação do Grupo Alimentos e Bebidas.

Inscreva-se na nossa newsletter!