Pré-Sal tem produção recorde de petróleo em 2021

Extração média foi de 1,95 milhão de boe/dia
foto de extração do pré-sal

E aí? O Brasil é autossuficiente ou não? Vem que a gente te ajuda com essa pergunta. A Petrobras atingiu recorde de produção de petróleo no pré-sal em 2021, mas a sensação é de que na bomba isso não fez nem cócegas. 

De quanto foi esse recorde? 

De acordo com a Petrobras, o volume extraído na região conhecida como pré-sal, que fica entre o Espírito Santo e Santa Catarina, foi de 1,97 milhão de barris de óleo equivalentes por dia. Reduz esse palavrão para (Boe/dia).

Aliás, boe/dia para você! 

Adiante! Essa extração já corresponde a 70% de toda a produção da Petrobras no ‘Brasa’ inteiro, representando o dobro do que era produzido há cinco anos atrás. 

Vai, Brasiiiiil! 

Além disso, a empresa ressaltou que a quantidade refino deste óleo bruto em solo brasileiro também entrou para o Guinness Book nacional, tendo processado 59% de toda a carga no país. 

Só tenho duas coisas para dizer: Para-Béns! 

E aí? Somos independentes ou não? 

Há quem diga que sim, há quem diga que não, há quem não acha nada. Mas, a verdade é que ainda não somos autossuficientes. E alguns fatores explicam isso.

1°- nosso petróleo é bruto igual jumento nervoso. Para que se produza um delicado combustível que não desgrace o motor dos nossos veículos, é necessário um processo de refino. E como nossas refinarias não dão conta, a gente tem que importar.

2° – essa compra dos países da gringa é feita com o infame do dólar, que só sobe, esse infeliz. Ou seja, já que a compra saiu cara, a venda para o comprador final vai ser uma facada também. 

Existem outras razões, mas o Insta reprime nosso desejo de falar igual uma Maria Fifi. 

E qual a solução para alcançar essa independência? 

Rapaz, é aí que o couro come. Já que a Petrobras detém a maior parte do poder de refinar nosso petróleo brutinho, há quem defenda a necessidade de abertura para o setor privado atuar nessa área e purificar o óleo. 

Contudo, existem os defensores de que a Petrobras é uma empresa estratégica para o país, e entregar uma das nossas maiores riquezas nas mãos do empresário não seria bom para o Brasil.

E assim a gente vai seguindo, menino. Aguardando para saber se um dia seremos independentes ou não. 

Inscreva-se na nossa newsletter!