O PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA cresceu além das expectativas no segundo trimestre deste ano: a taxa anualizada ficou em 6,7% de acordo com a última leitura do indicador, que foi divulgada nesta quinta-feira (30).
O que é taxa anualizada?
Anualização é a obtenção a taxa anual com base na taxa mensal, por exemplo. Vale lembrar que não basta multiplicar por 12 quando há juros compostos envolvidos!
O dado foi divulgado pelo Departamento de Comércio do país e as expectativas superadas foram feitas por analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que eram de uma alta de 6,6%.
O que causou isso?
O PIB americano é composto em mais de 30% por gastos com consumo. Esses gastos tiveram uma expansão – também anualizada – de 12% no segundo trimestre.
As estimativas para esse aumento eram de 11,9%: também levemente superadas.
Isso fica claro quando se observa o índice de preços de gastos com consumo (sigla em inglês PCE), que subiu 6,5% no trimestre.
Além disso, o núcleo do PCE subiu 6,1% no mesmo período. Vale lembrar que ele desconsidera preços de alimentos e de energia. Essas expectativas, que são do mês anterior, foram confirmadas!
O que isso significa?
Como o PIB representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país, quer dizer que esse crescimento está acima do esperado e a atividade econômica aparentemente está dando bons resultados, sendo aquecida.

Reflexão do Adm
Será que esse resultado está se refletindo na população e na qualidade de vida nesse período quase pós-pandemia?
Confira alguns de nossos artigos quentinhos esperando por você!
- Inflação: entenda o que é e como ela afeta sua vida;
- O que é Deflação e como ela afeta a economia;
- O que é Taxa Selic e como ela afeta a economia e a sua vida.