PIB do Brasil cai 0,1% no 2° trimestre

A variação negativa rolou depois de três meses seguidos de crescimento econômico.. Vish!
IPCA: inflação sobe 1,16% em setembro e atinge 10,25% em 12 meses

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil caiu 0,1% no 2° trimestre deste ano, em comparação com os três meses anteriores. Entre abril e junho desse ano, os bens e serviços produzidos no Brasil somaram R$ 2,1 trilhões.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (1) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa).

Vamos com calma: o que é o PIB?

O PIB é mais uma daquelas métricas econômicas utilizadas para medir o crescimento da economia. Esse indicador soma todos os bens e serviços finais que são gerados pelo país.

Mas é importante ressaltar que ele não representa a quantidade de riquezas de um país, e sim o quanto é gerado em um período. Afinal, se um país não produzisse nada em um ano, o PIB seria nulo. Porém, isso não mudaria a quantidade de riquezas que ele já possui!

“E esse resultado é bom ou ruim?”

Eu sei que essa é uma pergunta que você deve estar fazendo. Se compararmos com o 2° trimestre do ano passado, no auge da pandemia, o PIB cresceu 12,4% entre abril e junho deste ano. No entanto, essa é a primeira variação negativa em três trimestres.

Além disso, o número ficou abaixo das expectativas. Os especialistas consultados pela Refinitiv, por exemplo, esperavam uma alta de 0,2%. Isso tudo traz um clima tenso ao mercado financeiro, já que pode indicar um pé no freio na recuperação econômica!

Vale lembrar também que o resultado registrado agora é muito parecido com os níveis pré-pandemia, nos dois últimos trimestres de 2019.

PIB do Brasil cai 0,1% no 2° trimestre
Variação do PIB entre 2015 e 2021

De acordo com um levantamento elaborado pela Austing Rating, se compararmos com as 48 maiores economias do mundo no 2° tri, o crescimento do PIB brasileiro ficou na posição 38°. Com isso, o país está atrás de nações como Peru, Tailândia, Arábia Saudita e Turquia.

Inscreva-se na nossa newsletter!