PIB cai 0,1% no 3º trimestre de 2021 e país entra em recessão técnica

Apesar do avanço de 1,1% no setor de serviços, a queda de 8% no setor agropecuário puxou o PIB para baixo
Imagens de moedas para ilustrar o PIB do Brasil

Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (2), pelo Instituto Brasileito de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil caiu 0,1% no terceiro trimestre deste ano, comparado com os três meses anteriores. 

Dessa forma, o Brasil entra oficialmente em uma recessão técnica, mesmo com o crescimento de 4% comparado com o terceiro trimestre do ano passado.

Já no acumulado do ano até o mês de setembro, o PIB teve uma alta de 5,7% comparado com o mesmo período de 2020.

O que é uma recessão técnica?

A recessão técnica é um fenômeno econômico, que ocorre quando dois trimestres seguidos fecham em queda no PIB. Assim como ocorreu no segundo e terceiro trimestres deste ano, quando foi registrado quedas de 0,4% e 0,1% respectivamente. 

O que é o PIB?

PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, é um indicador econômico, usado para medir os bens e serviços produzidos no país em um determinado período. É a principal métrica para entender a evolução da economia de um país. 

O que significa esse resultado do pib?

A princípio, essa queda no PIB representa uma pisada no freio da nossa recuperação econômica, que retomou os níveis pré-pandemia do início de 2020.

De acordo com uma pesquisa feita pela Reuters, uma das maiores agências de notícias do mundo, a perspectiva para este trimestre era de que o PIB terminaria na estabilidade, em outras palavras, 0%.

O que causou a queda do pib?

A princípio, o resultado positivo do setor de serviços, e consequentemente, não foi suficiente para segurar a queda do PIB. Dessa forma, os setores que puxaram o índice foram:

  • Agropecuária (-8%)
  • Exportação (-9,8%)
  • Importação (-8,3%). 

De acordo com Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE comenta sobre o PIB:

“Com o avanço da vacinação contra Covid-19 e o consequente aumento da mobilidade e reabertura da economia, as famílias passaram a consumir menos bens e mais serviços”

Rebeca Palis

Como isso impacta a minha vida?

Em absolutamente tudo, entender os dados econômicos do seu país, assim como o PIB, é mais do que ver um monte de números, mas isso irá ajudá-lo a tomar as melhores decisões, principalmente financeiras. 

Esses dados podem trazer uma consciência muito maior da fase e do ciclo econômico que o país está passando. 

Inscreva-se na nossa newsletter!