Pela primeira vez os carros elétricos superam os híbridos em vendas

O que fez os números crescerem tanto? Quem está entrando forte nesse mercado? Só digo uma coisa, a Tesla está longe de ficar sozinha
Carro elétrico da Wuling

Não é só a Tesla que está crescendo rápido no mercado de carros elétricos, e você não precisa ser rico para ter um desses, essa realidade está mudando mais rápido do que você imagina.

De acordo com a pesquisa da Nikkei Asia, o volume de vendas mundiais de carros elétricos, superou a de carros híbridos, pela primeira vez na história, em 2021. 

As vendas de novos veículos movidos a eletricidade mais do que dobraram no ano passado, chegando a um total de 4,6 milhões de vendas. 

Já a produção de veículos híbridos teve um crescimento mais tímido de 35%, um total de 3,1 milhões de vendas.

Qual o motivo desse crescimento?

São vários os motivos e grande parte deles se localizam do outro lado do mundo e falam mandarim. Sim, grande parte da produção mundial de carros elétricos, para a surpresa de algumas pessoas, não está na Tesla e sim na China.

Só no ano passado, as vendas aumentaram 2,6 vezes, que em números absolutos representam um total de 2,91 milhões de unidades, de acordo com a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis.

Só para ter uma noção, as vendas de automóveis em 2021 na China, foi de 26,27 milhões de unidades, os carros elétricos representam mais de 10% do total, algo que nunca aconteceu na história.

Além disso, o crescimento desse tipo de automóvel também está crescendo no ocidente. Na Alemanha, por exemplo, as vendas quase dobraram no ano passado. Aproximadamente, 340 mil veículos elétricos foram vendidos no período.

E claro, o que ajudou a aumentar a demanda chinesa por carros elétricos, foi a criação de novos modelos mais acessíveis. 

Carros elétricos acessíveis?

Sim, isso mesmo que você leu. A Wuling, montadora chinesa, recentemente lançou o Hong Guang Mini EV, um carro elétrico que custa US$ 4.000,00, um valor bem abaixo de modelos mais conhecidos como os da Tesla, Audi etc.

O grande impacto

O aumento dessa demanda por carros elétricos é muito importante para baratear cada vez mais a sua produção. 

Dessa forma, além de o meio ambiente agradecer, não ficamos tão reféns de combustíveis. Assim como o petróleo e os impactos de crises como essa, serão cada vez mais suaves.

Inscreva-se na nossa newsletter!