Paulo Guedes fala em redução de 25% no IPI

O plano é reaquecer as indústrias
Paulo Guedes quer reduzir IPI

Tem duas coisas que o brasileiro ama ouvir: “Vamos, eu pago”, e “Vamos reduzir impostos”. O que é um “Eu te amo” comparado a essas duas lindas? Paulo Guedes anunciou hoje planos para redução do IPI. 

Ele disse mesmo? 

Sim, coisa linda. Disse hoje em um evento do BTG Pactual. Entre outras falas, a que mais animou parece ter sido quanto aos seus planos para redução em 25% do IPI. 

Ainda, o ministro declarou que já está tudo no ‘pente’ e que já conta com o apoio do Presidente da República e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. 

De acordo com o próprio Paulinho, esse seria um movimento de reindustrialização do Brasil. 

O que é o IPI? 

O Imposto sobre Produtos Industrializados, IPI, é um imposto. Oh!  Agora levante seus olhinhos e procure coisas à sua volta que são industrializadas. Achou o quê? Quase tudo, não é? Hahaha. 

Ou seja, seu celular, sua caneta, seu bloquinho de anotações, sua cadeira gamer, enfim, muita coisa carrega consigo esse imposto.

Contudo, cada um desses produtos tem sobre si uma alíquota diferente. Então, sempre que um produto sai da fábrica, o IPI já é cobrado. 

Por outro lado, quando a mercadoria vem da gringa, a incidência do infame acontece quando o item passa pela alfândega brasileira. 

Além disso, o IPI tem a função de estimular a fabricação e o consumo de certos produtos e desestimular outros. Em razão disso, o imposto sobre os cigarros é tão alto. Para estimular o povo a cuidar do corpinho fazendo pesar no bolso. 

E essa redução pode mesmo aquecer as indústrias?

Já que o imposto deve ser obrigatoriamente pago pela indústria, quer dizer, fábricas, e suas filiais, quando a mercadoria sai do local de sua fabricação, ou, pago pelos importadores, uma redução de 25% pode sim dar um ‘help’. 

Assim, com menos volume de impostos incidindo sobre os produtos, o fabricante fica mais ganancioso e acelera para produzir mais. 

E por fim, você já sabe, quando existe um equilíbrio entre produção e consumo, a inflação vai para a casa do caramba, e os preços caem. 

E aí? Paulo Guedes está nos iludindo ou imposto vai cair mesmo?

Inscreva-se na nossa newsletter!