Nobel de Economia vai para trio que analisa o mercado de trabalho

A economia permite olhar para muitas perguntas sob ângulos diferentes, segundo um dos ganhadores
nobel economia

O prêmio Nobel de Economia, divulgado nesta segunda-feira (11), foi dado ao trio David Card, Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens por pesquisas a respeito do Mercado de Trabalho e Relações de Causa e Efeito.

Os ganhadores receberam 10 milhões de coroas suecas, que equivalem hoje a US$ 1,14 milhão.

Quem são os vencedores?

 

David Card, canadense da Universidade da Califórnia, ganhou metade do prêmio e analisou os efeitos do salário mínimo, da imigração e da educação no mercado de trabalho.

Suas pesquisas acontecem desde a década de 1990 e trouxeram fatos como o do aumento do salário mínimo não necessariamente tornar menor a oferta de empregos.

Outro fato trazido por sua pesquisa foi que recursos nas escolas são muito mais importantes para o sucesso profissional do aluno do que se esperava.

A outra metade do prêmio foi para Joshua Angrist (MIT) e Guido Imbens (Stanford), que mostraram que conclusões sobre causa e efeito podem ser retiradas a partir de experimentos naturais.

Experimentos naturais são basicamente situações que surgem na vida real e que são semelhantes a experimentos aleatórios.

A metodologia foi aplicada, por exemplo, na busca de entender o efeito de um ano a mais frequentando a escola para os estudantes. O estudo mostrou que estender a obrigatoriedade de mais um ano para um grupo de alunos e não para outro não afetaria todos da mesma forma: alguns deles teriam continuado a estudar de qualquer forma, sendo que para estes o valor da educação não é representativo de todo o grupo.

Esses resultados mudaram os rumos de outros pesquisadores, trazendo uma abordagem agora amplamente com novas perspectivas em outros campos, revolucionando a pesquisa empírica.

“Economia é uma disciplina interessante, porque é possível olhar para muitas perguntas sob ângulos diferentes. Em diferentes áreas, economistas conseguem desempenhar um papel relevante”

afirmou Imbens

Ele ainda acrescentou que ficou emocionado ao compartilhar o prêmio com dois amigos próximos. Angrist foi padrinho de casamento de Imbens, sendo que os três compartilharam muitos momentos de vida além do prêmio.

Os laureados deste ano em ciências econômicas mostraram que muitas das grandes questões da humanidade podem ser respondidas. A solução que trazem é usar experimentos naturais, fornecendo novas percepções sobre o mercado de trabalho e mostrando que conclusões sobre causa e efeito podem ser tiradas de experimentos naturais.

Ainda sobre os estudos, o presidente do Comitê do Prêmio de Ciências Econômicas, Peter Fredriksson, falou a respeito:

“Os estudos de Card sobre questões centrais para a sociedade e as contribuições metodológicas de Angrist e Imbens mostraram que experimentos naturais são uma rica fonte de conhecimento. A pesquisa deles melhorou substancialmente nossa capacidade de responder às principais questões causais, o que foi de grande benefício para a sociedade ”

afirmou Peter.

O prêmio, que contempla conquista nas áreas das ciências, literatura e paz, foi criado e financiado pelo empresário sueco e inventor da dinamite Alfred Nobel.

Dica do Adm

Já que você chegou até aqui, Adm vai te dar umas dicas de artigos pra aprender mais! Se liga aqui embaixo:

Inscreva-se na nossa newsletter!