“Pau que nasce torto nunca se endireita, menina que requebra a mãe pega na cabeça…”. Vocês estão entendendo que esse ano tem Copa do Mundo e Eleições? É Philippe Coutinho metendo ‘bica’ no gol e investidores estrangeiros chutando em Lula.
O Brasil está embrazando!
Por que os investidores gringos preferem o Lula?
Segundo Rogério Xavier, sócio fundador da SPX Capital, e Luis Stuhlberger, CEO de investimentos da Verde Asset Management, ou seja, nomes de peso no mercado de ações, o investidor externo demonstra acreditar em uma vitória do petista para a presidência.
A razão para isso é uma crença do mercado estrangeiro de que Lula deve se posicionar mais ao centro em suas políticas para a economia, em vez de pender para a esquerda.
Isso quer dizer que o candidato pode reduzir os gastos públicos, ao mesmo tempo em que atrai dólares gringos, tendo em vista que diante do atual presidente Jair Bolsonaro, o Lula parece um ‘velhinho’ fofo.
Esse fator, o carisma, é crucial na vida e nos negócios. Afinal, com quem é mais fácil deixar o seu dinheiro? Com alguém que é gentil com você ou alguém que chama sua esposa de feia?
Assim, dada a simpatia do Lula ante uma postura mais sisuda do nosso presidente, o mercado vai apostando que o petista vença as eleições.
Só acredito vendo. Quais são os sinais disso?
É possível que nos últimos dias você tenha lido notícias sobre o fluxo de capital do exterior para nossa bolsinha brasileira, a B3.
Certamente deve estar acompanhando uma leve valorização do real frente ao dólar que agora está valendo R$ 5,27, a maior alta em 4 meses. É evidente que existem muitos fatores para isso.
Contudo, a liderança de Lula nas pesquisas, como na última da Ipespe que deu ao candidato uma porcentagem de 44% frente a 24% de Bolsonaro, tem o seu peso para o mercado estrangeiro, já que desde de que começaram a sair, o fluxo de dinheiro gringo subiu.
Será que vai dar Lula?
Em que pese os números, vale lembrar que o Brasil é um país cheio de ‘plot twists’, ou seja, viradas inesperadas. Afinal, a rejeição ao candidato estrelinha ainda é alta dado seu histórico duvidoso.
Por enquanto, na corrida eleitoral temos como favoritos o candidato que já foi preso, o atual presidente e o ex-juiz que prendeu o primeiro e foi ministro do segundo.