O clima tá tenso! Um grupo de manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) invadiu a sede da bolsa de valores brasileira na tarde desta quinta (23). Os ativistas estão protestando contra a fome, a inflação, o desemprego e a desigualdade social.
“Mas por que na sede da B3?”
Em um tweet publicado nesta tarde, o MTST afirmou que a bolsa de valores é “o maior símbolo da especulação e da desigualdade social” do Brasil. A organização disse também que: “enquanto as empresas lucram, o povo passa fome e o trabalho é cada vez mais precário”.
Ocupamos a bolsa de valores de São Paulo, maior símbolo da especulação e da desigualdade social. Enquanto as empresas lucram, o povo passa fome e o trabalho é cada vez mais precário. Quem segura o Bolsonaro lá são os donos do Mercado! #TáTudoCaro #ACulpaÉdoBolsonaro pic.twitter.com/eteezux8vb
— MTST (@mtst) September 23, 2021
Além disso, o grupo declarou que quem “segura” o presidente Jair Bolsonaro na Presidência são os “donos do mercado”. Em nota, o movimento afirmou que essa manifestação dá início a uma campanha que continuará rolando nos próximos meses no país.
Inflação nas alturas
Um dos principais pontos mencionados pelos manifestantes em cartazes é o aumento dos preços.
Vale lembrar que a inflação acumulou uma alta de 9,68% nos últimos 12 meses, considerando o resultado de agosto. Porém, existem uma série de fatores que levaram a este cenário, como instabilidades políticas, a crise hídrica e tensões econômicas externas.