Início » Economia » IR 2021: Quase 870 mil contribuintes caíram na malha fina, informa Receita

IR 2021: Quase 870 mil contribuintes caíram na malha fina, informa Receita

Olha o leão aí! Entre o total de declarações, 2,4% apresentaram inconsistências
IR 2021: Quase 870 mil contribuintes caíram na malha fina, informa Receita
(Foto: Reprodução/Brasil Escola)

Leão malvadão ataca novamente! A Receita Federal informou nesta quinta-feira (30) que 869.302 contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda 2021. O número corresponde a cerca de 2,4% do total de declarações entregues neste ano, que chegaram a 36.868.780.

Entre as declarações que caíram na malha fina, 666,6 mil têm imposto a restituir, 181,9 mil possuem imposto a pagar e 20,6 mil contam com saldo zero.

O que é a malha fina?

Cair na malha fina significa que sua declaração apresentou algum erro ou inconsistência, como valor incorreto, rendimento omitido ou informações erradas no cadastro, por exemplo. Neste ano, os principais problemas encontrados foram:

  • 41,4%: omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual (de titulares e dependentes declarados);
  • 30,9%: deduções da base de cálculo (principal motivo de dedução – despesas médicas);
  • 20,0%: divergências no valor de IRRF (imposto retido na fonte) entre o que consta em Dirf (declaração sobre o que foi retido na fonte) e o que foi declarado pela pessoa física;
  • 7,7%: motivados por deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e/ou imposto complementar.

A identificação de erros pode gerar multas e, em casos mais extremos, levar o contribuinte a ser indiciado por crime tributário! 

Como saber se estou na lista?

Há duas opções para checar a situação da declaração: site da Receita Federal ou app no celular. A partir daí, é só preencher suas informações cadastrais e ver se aparece alguma pendência lá.

Se esse for o caso, um dos caminhos é corrigir as informações ao criar uma declaração retificadora na própria página ou app da Receita.

Outra opção é esperar um comunicado da Receita e apresentar os documentos necessários para justificar e explicar a pendência.

Se você chegou até aqui, você provavelmente vai gostar de: Reforma do Imposto de Renda diminui arrecadação para cofres públicos em R$ 52,2 bilhões

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp