“Você não vale nada, mas eu gosto de você, tudo que eu queria era saber por que…”. Eita realzinho sofrido, viu? Embora o IPCA-15 que aponta como anda a inflação no país tenha mostrado uma queda, os números ficaram acima do que os especialistas previam.
Chora não, miséria!
O que raios é IPCA-15?
Uma das coisas que mais assusta no mercado financeiro são suas siglas, daí porque muita gente tem preguiça e prefere ver memes no instagram.
Eu nem julgo.
Mas é o seguinte, o índice IPCA significa Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Ele é responsável por medir a inflação no país. Ou seja, verificar se os produtos e serviços ficaram mais caros e quanto mais caro ou se ficaram mais baratos.
A cada mês, o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, faz os cálculos e joga para a população. Contudo, para os ansiosos existe o IPCA-15 que adianta o resultado do mês.
Isso quer dizer, que o IPCA-15 é o cálculo da inflação observado no intervalo de 15 dias. Isso faz ele ser mais preciso, já que é mais curto.
De quanto foi a alta e o que aumentou?
Os matemáticos ansiosos apontaram uma estimativa de 0,43% até 0,81% de inflação para o mês de janeiro. Com uma margem dessa fica difícil errar, não é, seus nerds?
Brincadeira! Adoramos vocês!
Daí, os calculistas do IBGE mostraram os números reais que são de 0,58%. Então, resumindo, essa porcentagem nos diz que os preços das coisas subiram nessa medida.
Os principais atingidos pelo aumento de valores foram os alimentos, itens de saúde e beleza, como os produtos Jequiti, os aluguéis também subiram bastante e o transporte.
Estão conseguindo encher o tanque, bebês?
E o Paulo Guedes pretende fazer o quê?
A princípio, quem decide sobre isso é o Banco Central. O ministro da economia já está há um tempo buzinando no ouvido dos diretores para que aumentem a taxa básica de juros, a Selic.
Essa manobra visa fazer com que o custo para financiamentos e empréstimos cresça ainda mais, e assim, as pessoas deixem de gastar tanto para que os preços dos produtos caiam.
Lembrando que a Selic que atualmente está em 9,25% pode subir para 10,75%. E o investidor de renda fixa já fica todo aceso.