Inglaterra tenta conter a inflação subindo a taxa de Juros

O Tesouro de países emergentes que lute
Cidade da Inglaterra com um ônibus vermelho na rua

Preocupado com a inflação na casa dos 5%, Banco Central da Inglaterra, BoE, eleva a taxa básica de juros de 0,10% para 0,25%. 

A tentativa é de desacelerar o aumento de preços, mas analistas preveem que apenas no segundo semestre do ano que vem a medida vai surtir efeito. 

O que causa a inflação na Inglaterra? 

De forma breve, nos últimos meses o maior fator foi a pandemia de Covid-19. E não foi  apenas o país da Rainha que sentiu os efeitos na economia. 

Países ricos, emergentes e pobres vêm sofrendo com a alta de preços mesmo em produtos básicos. O problema foi causado pela desaceleração da indústria e do comércio. 

A paralisação de alguns setores aconteceu em decorrência da crescente propagação do vírus e das milhares de mortes pela doença. 

Os governos se mobilizaram para prestar auxílio financeiro aos cidadãos mais carentes. Com mais dinheiro circulando e baixa produção de bens e serviços, a inflação aparece cheia de maldade. 

Como aumentar a taxa de juros ajuda?

Primeiramente, a tentativa é de reduzir a atividade econômica. Assim, com custos elevados para conseguir empréstimos ou financiamentos as pessoas tendem a diminuir o consumo. 

Com isso, a balança entre demanda e oferta se equilibra, a inflação é convidada a se retirar e o preço dos produtos caem. 

Antes de mais nada, a meta do BC da Inglaterra é de 2% de inflação. Aqui no brasil, a meta pode ficar em até 5%. 

Pelo menos nossos memes são melhores. 

Por que esse aumento pode prejudicar países emergentes?

Quando países ricos aumentam sua taxa básica de juros acabam retirando dinheiro de investidores de países emergentes. 

Isso porque, a economia dos países desenvolvidos traz segurança de que os valores que foram emprestados para o governo serão devolvidos com aumento. 

Enquanto que em um país ainda em desenvolvido as políticas econômicas oscilam muito, o que faz com que o investidor fique com medo de perder suas verdinhas. 

Por enquanto, a Inglaterra foi o único país a aumentar sua taxa básica de juros. Se essa moda pegar, países como o Brasil poderão ter ainda mais problemas para crescer. 

Inscreva-se na nossa newsletter!