“Inflação do aluguel” desacelera em agosto, mas sobe mais de 30% em 12 meses

Em 2021, o IGP-M já subiu 16,75%... Dia triste para quem quer alugar um apê
"Inflação do aluguel" desacelera em agosto, mas sobe mais de 30% em 12 meses

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), um dos indicadores da inflação no Brasil, subiu 0,66% em agosto, segundo os dados divulgados hoje (30) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Apesar da alta, o número mostra uma queda de ritmo em comparação com o avanço de 0,78% de julho.

Entretanto, se olharmos para os últimos 12 meses, a história fica bem diferente. Afinal, o indicador subiu 31,12% no período. Já neste ano, a alta é de 16,75% até o momento.

Vamos com calma: o que é o IGP-M?

O IGP-M é um indicador da inflação brasileira que é calculado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Na prática, esse índice busca identificar a variação dos preços dos produtos e dos serviços no Brasil. O IGP-M é calculado com base na avaliação dos seguintes setores:

  • Construção civil;
  • indústria;
  • agricultura;
  • serviços de moradia;
  • varejo.

Caso você esteja se perguntando qual é a diferença dele para o IPCA, o principal índice de inflação do Brasil, eles são medidos de forma diferente.

O IGP-M foca na variação dos preços antes do consumo. Ou seja, em todo aquele processo que inclui produção e distribuição. Já o IPCA é mais voltado para o preço final, aquele que chega ao bolso dos consumidores.

“E eu com isso?”

Com essa alta do IGP-M no ano, é muito provável que você sinta os preços do aluguel e de alguns financiamentos imobiliários aumentando, meu compasser.

Afinal, como esse indicador cobre os preços relacionados à construção das moradias, ele também é usado como base para ajustes desse setor.

Comentário do Adm

Com a alta dos preços do aluguel, da energia e até dos alimentos, Adm já está revendo os planos de morar sozinho. Quem aí topa dividir um apê? 😰

Além disso, ele também costuma ser utilizado para reajustes nos preços da energia elétrica, dos planos de saúde e até mesmo das mensalidades de escolas e faculdades.

Se você chegou até aqui, você provavelmente vai gostar de: Prévia da inflação sobe 0,89% e é a maior para o mês de agosto em 19 anos

Inscreva-se na nossa newsletter!