Ontem o governo anunciou um corte nas tarifas para importação de 7 alimentos, entre eles, o café. Além disso, haverá uma redução para compra externa de bens de capital e informática.
Qual é a nova do governo?
Em razão da alta nos preços dos produtos mais básicos, o governo, através do Ministério da Economia anunciou ontem tarifa zero para 7 itens da cesta básica.
Assim, o café, a margarina, o queijo, macarrão, açúcar e o óleo de soja poderão ser comprados na gringa sem qualquer cobrança de tarifa pela importação.
Ademais, haverá redução de 10% na tarifa para comprar bens de capital, que são produtos utilizados pela indústria para produzir outros produtos, como máquinas e equipamentos.
Esse corte de 10% também vale para produtos de informática.
Os gamers piram.
Está gostando, danado? Segura que tem mais.
A importação do etanol, usado na mistura de combustíveis, também terá tarifa zero.
Quais os impactos disso?
De acordo com Lucas Ferraz, que é o secretário do Comércio Exterior do ministério, para zerar a tarifa dos alimentos e do etanol, o custo para o governo será de R$1 bilhão.
Já para o motorista, o corte na importação de etanol pode gerar uma redução de R$0,20 no preço da ‘gasosa’.
Contudo, embora o preço desses alimentos listados possa cair no primeiro momento, posteriormente pode voltar a subir, já que quando um produto fica mais barato a procura por ele aumenta, e esse aumento na demanda causa a inflação e os preços voltam a subir.
Em contrapartida, a redução de tarifas na compra de maquinários para a indústria pode acender o foguinho da produção e dar uma segurada na inflação malvadona.
Quando é que essas reduções começam?
A redução para comprar bens de capital e bens de informática começa no dia 1º de abril. Não, não é mentira.
Com relação a compra dos alimentos mencionados acima e do etanol, a tarifa zerada começa a partir de amanhã.
Por fim, o governo garantiu que não haverá compensação, ou seja, não vai aumentar a tarifa de outros produtos para reduzir nesses citados. Porém, esses cortes vão até dezembro deste ano.