Governo quer lançar pacote de crédito de R$100 bilhões

Pequenas e médias empresas seriam beneficiadas
Paulo Guedes quer liberar crédito

Quinta-feira, sua linda! Vem ‘ni mim, que eu tô facin, facin’. Imagine receber um pacotinho desses em casa logo cedo? Ministro da economia declara que governo pretende lançar um crédito para pequenas e médias empresas já na semana que vem.

Paulo Guedes disse isso para quem?

Durante um almoço com representantes da Unecs, União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços, Paulo Guedes anunciou um pacote de crédito de R$100 bi que será liberado já na semana que vem. 

A conversa foi vazada pelos próprios representantes, mostrando que até a nata tem seu lado Maria Fifi. Considerando que o ministro não negou que tenha dito isso, o micro empresário já pode ficar feliz. 

Isso porque, esse pacote vai beneficiar justamente as micro e pequenas empresas, bem como as de médio porte, já que elas foram as mais afetadas durante a pandemia. 

E como isso vai funcionar?

É difícil resolver tudo em um almoço, já que é preciso fazer aquela média, perguntar como anda a vida, decidir sobre o que comer, enfim. Por conta disso, o Paulinho não deu detalhes, só pediu para aguardarem. 

Contudo, sua equipe já está avaliando a forma mais fácil de liberar esse crédito o mais rápido possível. A discussão é se uma MP, Medida Provisória, que é feita pelo próprio presidente, poderia atender essa exigência. 

Assim, essa MP criaria uma fonte permanente de recursos para o Fundo Garantidor de Operações e para o Fundo Garantidor de Investimentos, que foram os responsáveis por dar um apoio às empresas durante a peste. 

Funciona assim, o empresário de uma micro, pequena ou média empresa vai até o banco, não importa qual, e pede uma graninha, um empréstimo maroto para dar um gás nos negócios. 

Então, vendo o sr. Cid Nelson que há um fundo criado pelo governo que promete segurar as pontas caso o empresário se enrole na hora de pagar, fica mais tranquilo na hora de liberar o crédito e facilita para o solicitante. 

Esse pacote pode ser um problema para a economia? 

Certamente, liberar mais dinheiro faz com que o governo aumente sua dívida. Por outro lado, a aplicação desse dinheiro no setor produtivo acaba sendo um investimento. 

Isso porque, essas empresas pequenas voltam para o jogo dos negócios, podendo assim reaquecer a economia com novos empregos e serviços. O que é claro, é outra chave de ouro para reduzir a inflação. 

Será que esse pacote sai mesmo?

Inscreva-se na nossa newsletter!