Governo quer isenção de Imposto de Renda para estrangeiros

A ideia é atrair investidores externos para a renda fixa privada do Brasil
foto do presidente que quer isentar gringo do imposto de renda

Visando atrair mais investidores externos para os títulos de renda fixa privada, o governo pediu ao Congresso Nacional a inclusão de isenção de Imposto de Renda para os estrangeiros.

Gringos livres do Imposto de Renda?

O governo pediu aos deputados que incluam a ideia em um Projeto de Lei, PL 4188/2021, que poderá ser votado na semana do dia 17 de maio. 

De acordo com o presidente da Câmara, Arthur Lira, o trecho deve ser incluído pelo deputado João Maia, PL-RN, que declarou que ainda não tem certeza se vai aceitar o pedido do governo federal, porém sinalizou que está mais para o ‘sim’ do que para o ‘não’. 

O governo quer isenção para quais títulos?

A ideia é isentar o investidor externo do IR sobre os títulos de renda fixa privada, como os títulos de CRA e CRI. 

“Ahh, não sei o que é isso”. 

Vai saber agora! 

CRA significa Certificado de Recebíveis Agrícolas, e o CRI, Certificado de Recebíveis Imobiliários. Ambos são títulos, ou seja, papeizinhos emitidos por securitizadoras para o investidor que deseja emprestar dinheiro para uma construtora ou para empresas do setor agrícola. 

Então, esses investidores compram esses papéis esperando receber com juros das construtoras, no caso do CRI, ou do ‘agroboy’ ou ‘agrogirl’, no caso do CRA. 

Assim, o plano do governo é isentar também o gringo que deseja comprar CRA ou CRI de empresas do Brasil, já que aqui os brasileiros já são isentos do Imposto de Renda sobre os lucros. 

Quais são os benefícios dessa isenção?

Segundo a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital, Abvcp, os investidores estrangeiros que compram títulos de renda fixa privada representam um percentual de apenas 2,54%. 

Então, na projeção da Associação, se esse número avançar para mais de 10% ou 20%, o Brasil receberia cerca de R$ 70 bilhões a R$ 150 bi, só de verdinhas estrangeiras. 

Mas isso beneficia só as empresas, não é?

Quanto mais dinheiro da gringa entra por aqui, mais valorizada fica a nossa moedinha. Isso porque a procura pelo Real aumenta, e quando tem muita gente procurando por uma moeda, ela se valoriza. 

Sabe o que isso significa? Significa aumento no poder de compra dos brasileiros, já que o Real estará valendo mais. 

Inscreva-se na nossa newsletter!