Será que o brasileiro vai pagar dívidas ou vai fazer ainda mais? O Governo pretende lançar ainda esta semana um pacote de R$100 bi para micro, pequenas e médias empresas, além de outras medidas.
Quais são as medidas do governo?
Primeiramente, liberar o FGTS para a rapaziada. O FGTS, que é um fundo com reserva de dinheiro para o trabalhador demitido sem justa causa, pode ajudar os brasileirinhos a pagarem suas dívidas, segundo Paulo Guedes.
Outra medida prevista é o adiantamento do pagamento do 13º para aposentados e pensionistas do INSS.
Inclusive esse dinheiro pode cair já em abril e junho. Ou seja, talvez dê para comprar um ovo de páscoa ou um perfume Jequiti para o ‘mozão’ no dia dos namorados.
Além disso, o governo também quer refinanciar dívidas do Simples Nacional, que é um sistema de tributação simplificada de micro e médias empresas.
Isso porque os últimos anos acumularam derrotas na economia dada a pandemia. Com isso, muitas empresas não conseguiram pagar seus tributinhos.
Então, a ideia é parcelar em até 180 vezes essa conta e dar um desconto caso tenha havido queda no faturamento.
E por fim, um pacotinho de crédito de R$100 bi para micro e pequenas empresas.
Como vai funcionar esse crédito?
A ideia é alimentar os fundos garantidores de crédito para operação dos trabalhos e para investimentos das empresas.
Assim, o empresário que precisa de um help financeiro poderia ir ao banco e pedir um empréstimo. E já que existe um fundo criado pelo governo que garante ao banco que ele será pago, fica mais fácil conseguir essa liberação.
De acordo com o ministro da economia, esse fundo seria sustentado com o dinheiro que já está sendo pago por empréstimos feitos em 2020 e 2021.
Contudo, é preciso uma Medida Provisória assinada pelo presidente Bolsonaro para permitir isso.
Isso porque a lei diz que esse dinheiro deve ir para o tesouro nacional, não para um fundo. Mas segundo o Paulinho já está tudo no ‘pente’.
Isso pode aumentar a inflação no Brasil?
Com toda certeza. Mais dinheiro na mão do povo pode levar uma grande massa às compras, e aumentar a demanda sem aumentar a oferta é a receita para a inflação que causa aumento de preços.
Em contrapartida, para o Ministério da Economia, as medidas também darão um gás na produção das empresas, e isso pode fazer a economia reaquecer.