“Pá que água, pá que luz? Se minha luz é você”. Governo Bolsonaro anuncia em sua conta no Twitter bandeira verde para todos os consumidores de energia a partir do dia 16/04.
Governo vai reduzir a conta de luz?
Sim! O governo estima um percentual de cerca de 20% de acordo com o próprio presidente que fez o anúncio em sua conta no Twitter.
Ainda, o Ministério de Minas e Energia deu um ‘joinha’ na noite de ontem confirmando a volta da bandeira verde para todos os consumidores de energia elétrica.
Everybody! Do DJ Alok ao vendedor de velas.
Por que a conta vai ficar mais barata?
Dados apontam que no ano passado o Brasil enfrentou a pior seca dos últimos anos. Em razão disso, o valor da conta de luz subiu para compensar os gastos adicionais na geração de energia.
Isso porque o baixo nível de água nas hidrelétricas causa a redução na produção de energia, então, as termelétricas são acionadas.
Contudo, o custo para o acionamento das Termos é maior, e adivinha quem paga esse gasto extra?
‘Acertô, miserávi’.
Assim, ao dizer que agora todos os consumidores terão bandeira verde, o governo quer dizer que não haverá mais custo extra na conta, já que não será necessário o uso das termelétricas.
Agora, com o aumento no volume de água nos reservatórios, fica possível reduzir a conta de luz dos brasileiros.
Isso não estimula o uso irresponsável da água?
Infelizmente muita gente esquece da importância de poupar quando a conta fica mais barata.
Em contrapartida, a redução do preço da energia estimula o setor produtivo fazendo com que a produção aumente, e a balança entre oferta e demanda aos poucos vai se equilibrando.
Isso significa que a inflação vai dando uma sossegada, e os preços dos produtos e dos serviços vão voltando a cair.
Por fim, o governo prevê bandeira verde até o fim do ano.