FMI prevê crescimento de apenas 0,3% para o Brasil em 2022

Previsão é de “Pibinho” para todos os países do mundo
Foto da FMI que falou sobre o PIB

O que é a farofa Gkay comparada a essa salada do “Fim do Mundo”? Covid, ômicron, inflação, Rússia querendo briga, eleições no Brasil, aquecimento global e etc, etc, etc. FMI faz projeção péssima para o PIB brasileiro. 

E a Dilma estava certa. Vai todo mundo perder. 

O que é que está acontecendo? 

Nunca caia na ilusão que “pior que tá não fica”. Porque fica, meu anjo, e fica com força. Justamente quando todos pensávamos que a vida voltaria ao normal, ômicron deu as caras.

Em razão disso, a China, segundo país mais poderoso do mundo, anda baixando as portas do comércio e colocando muita gente de quarentena novamente.

E ainda, no país top one, Biden não se bica com o Congresso americano, e seu trilionário pacote de investimentos não saiu. 

Além disso, existe o suspense em relação à Rússia, que parece querer invadir a Ucrânia e vai gerar uma guerra. 

Está um vibe bem “Queima quengaral”. 

O que é o FMI e por que tudo isso afeta o PIB dos países? 

O Produto Interno Bruto, PIB, é o medidor oficial da economia. Isso quer dizer que quanto maiores forem os números, mais crescimento um país teve. 

Em outras palavras, muitas vendas, muito consumo e muito investimento. 

O cálculo é feito somando todos os produtos e serviços finais produzidos. Por exemplo, não conta-se quanta farinha de trigo foi produzida, conta-se quantos pães foram feitos a partir dela. 

Todos os anos o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o responsável por fazer os cálculos, avalia como foi o crescimento do país. 

Contudo, o FMI, o Fundo Monetário Internacional, uma organização criada para auxiliar os países a organizar suas contas, já soltou que a coisa vai ser feia esse ano. 

A previsão para o Brasil é que o crescimento será de quase nada, ficando em 0,3%. E acrescenta ao dizer que a nível global, a média será de apenas 4,4%. 

E o que isso significa? 

A princípio, que está todo mundo lascado, não só o Brasil. A baixa produção vai fazer com que a inflação, fenômeno que causa aumento de preços, só cresça. 

Daí, com tudo mais caro, haverá menos consumo.

E é sobre isso. E não está tudo bem. 

Inscreva-se na nossa newsletter!