Estimativas para o PIB brasileiro em 2022 melhoram

Projeção de 0,28% sobe para 0,29%
bandeira do Brasil para apresentar o PIB brasileiro

Pelo amor do beijo da rainha Elizabeth, uma notícia boa. Mas cuidado para não se iludir. O Brasil apresentou um crescimento na atividade econômica do país de 0,69%, segundo dados do IBC-Br. 

Ai, detesto essas siglas. O que é IBC-Br?

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), é aquele índice utilizado pelo Banco Central que ajuda a definir, por exemplo, quanto vai ficar a Selic. 

Como você já sabe, a taxa Selic, nossa taxa básica de juros é a “Regina George” das demais taxas de juros aplicadas em nosso país. 

Ou seja, ela é a líder, a dominante, a referência. Sabe aquele contrato de empréstimo que você fez? As taxas de juros impostas lá, tem como musa inspiradora a Selic. 

Para estabelecer a porcentagem dessa importante taxa do país, o Banco Central avalia o índice de atividade econômica no país, o IBC-Br. 

Essa avaliação leva em conta também a inflação. Já que se ela estiver desenfreada, o BC terá de elevar sua taxa de juros, na tentativa de conter a miserável equilibrando a oferta de produtos com os pedidos feitos pelos consumidores. 

Ué, mas quem analisa o crescimento da economia não é o PIB?

A princípio, um está relacionado ao outro. Já que os dados do IBC-Br servem quase como uma mãe Diná para estimar o PIB. 

Funciona assim, o Produto Interno Bruto (PIB), que é o termômetro da economia, também mostra como está a atividade econômica no país.

Ou seja, faz-se uma soma de todos os produtos e serviços finais produzidos, só os que já estão prontos para o consumo, descartando os produtos que servem de matéria prima. 

Se esse valor cresceu em relação ao valor avaliado no período anterior, então quer dizer que houve um aumento no PIB.

Só que o mercado é muito curioso e não se aguenta, em vez de esperar sair a análise real do PIB, ele corre para avaliar o IBC-Br. 

E como o índice apresentou um crescimento de 0,69%, pronto, já se especula que a partir disso, o PIB brasileiro também será positivo. 

Dá para se animar?

Claro! Significa que o brasileiro é raçudo demais e não abaixa a cabeça, ele se reinventa e dá seu jeito. A estimativa de 0,29 para o PIB pode parecer baixa, mas é representativa. 

Inflação comendo solta, taxa Selic alta, desemprego, guerra política, um ‘rolê da disgrama’ e o brasileiro conseguindo movimentar a economia. 

Quem se orgulha de ser brasileiro? 

Inscreva-se na nossa newsletter!