Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios a taxa de desemprego no Brasil caiu para 13,7% no trimestre que acabou em julho.
Alta do emprego formal
A pesquisa trouxe um dado interessante: houve um aumento no número de empregos formais no setor privado de 3,5%, isso significa que 1 milhão de trabalhadores registram um emprego de carteira assinada.
“É o primeiro aumento no emprego com carteira, desde janeiro de 2020, na comparação anual”, segundo o IBGE.
Trabalhos informais
Além da alta nos empregos formais, trabalhos informais também tiveram um aumento encerrando em 40,8% no trimestre encerrado em julho.
Trabalho informal inclui pessoas que trabalham sem carteira assinada, sem CNPJ ou trabalhadores sem remuneração, atualmente são 36,3 milhões de trabalhadores informais no Brasil.
Trabalho por conta própria
Um dado incrível e bem relevante é o número de brasileiros que trabalham por conta própria que bateu o recorde histórico de 25,2 milhões, um aumento de 4,7% milhões.
Momento reflexão
Quando olhamos esse número “bruto” de criação de empregos, novas pessoas trabalhando por conta própria parece muito “frio”, mas cada emprego novo significa uma esperança para uma pessoa, para uma família de efetivamente melhorar a qualidade de vida.
O que quero dizer é que devemos como Compassers reconhecer o valor do trabalho, por mais chato que ele seja, todo trabalho honesto é um trabalho honesto e tem seu valor.
Você também pode curtir: Cuba aprova criação 32 empresas privadas pela primeira vez