Hoje o mercado financeiro está igual ao público do BBB em dia de eliminação, ninguém desgruda o olho por causa da taxa Selic.
Nesta quarta-feira (16), o Comitê de Políticas Monetárias (Copom) se reúne para definir a nova taxa selic, que deve ser divulgada depois das 18h.
O que é a taxa Selic?
A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Em outras palavras, é a taxa que serve de base para os juros cobrados nos empréstimos e financiamentos. Além de comandar as remunerações dos títulos de renda fixa.
Além disso, a Selic é a principal ferramenta do Banco Central para controlar a inflação.
O contexto
Nas últimas reuniões do Copom, desde o ano passado, a taxa vem em uma forte crescente. Tudo isso para conter a inflação que já acumula dois dígitos nos últimos 12 meses.
Contudo, o contexto mudou bastante comparado com a última reunião 45 dias atrás.
Atualmente, a guerra entre Rússia e Ucrânia trouxe algumas consequências graves para a economia brasileira, como a subida dos preços dos combustíveis e a previsão do aumento dos preços dos derivados do trigo.
Isso tudo acaba agravando o cenário que já preocupava muitas pessoas, já que o combustível é fundamental para a logística das empresas e está embutido nos preços dos produtos que compramos nos supermercados.
Além disso, o quase certo aumento dos juros, será o nono seguido e consolida de vez o ciclo de alta dos juros com a chamada política monetária contracionista.
Essa política visa desestimular o consumo das pessoas, para que a demanda por produtos básicos esfrie e a oferta consiga suportar a procura.
As previsões para a nova selic
O consenso do mercado é que a taxa suba de um ponto percentual (p.p.), saindo dos 10,75% ao ano para os 11,75% ao ano.
Caso seja confirmado essa alta será o maior nível desde abril de 2017, que na época a Selic estava em 12,25% ao ano e o cenário era de queda dos juros.
Como vou ficar sabendo?
Essa é bem simples, para você ficar sabendo sobre qual será a nova taxa Selic e os impactos disso para o seu bolso, só assinar a nossa newsletter.