Não é de hoje que Minas Gerais tem se destacado no quesito tecnologia, será que vai aparecer um Vale do Silício mineiro ainda?
Segundo a pesquisa feita pela empresa de consultoria Teleco, a Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações) e a Conexis Brasil Digital, Uberlândia, município de Minas Gerais, foi considerada a cidade mais inteligente do Brasil.
O que isso quer dizer?
Isso significa que de todas as cidades do país, Uberlândia é a que possui maior infraestrutura de automação, segundo o prefeito Odelmo Leão, mais de 90% dos serviços do município são informatizados.
E quais foram os critérios para esse ranking?
Para essa avaliação foram utilizados os seguintes critérios: quantidade de semáforos automatizados, câmeras de vigilância, sistema de monitoramento de bueiros, iluminação pública, base de inteligência, entre outros.
Um exemplo que o prefeito cita é a chegada do 5G na cidade, dizendo que já é possível ser instalado na cidade sem barreira alguma.
E quais são as outras cidades do ranking?
Em segundo lugar está Campo Grande (MS), seguido de Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Blumenau (SC), Curitiba (PR) e São José dos Campos (SP). Foram avaliados os 100 maiores municípios do país.
O estudo também concluiu que os serviços de inteligência para as cidades têm crescido ano a ano, mas que ainda têm muita dificuldade em serem divulgadas.
Qual a importância disso?
O impacto que o desenvolvimento de tecnologia para os serviços públicos é vital para melhorar a qualidade de toda a população, podendo ajudar tanto ao trânsito fluir melhor como aumentar a segurança das cidades.