Câmara aprova projeto que abre margem para novo Bolsa Família

O que será que vem por aí?
Câmara aprova texto-base da MP que cria o Auxílio Brasil

Ontem, em plena segundona, os políticos da Câmara decidiram trabalhar e aprovaram um Projeto de Lei que permite o governo federal usar a nova reforma do imposto de renda como uma fonte de recursos para pagar a criação do Auxílio Brasil.

Auxílio Brasil é aquele programa de auxílio a pessoas de baixa renda que é um “substituto” do Bolsa Família.

Bolsa Família é o programa de ajuda do Governo Federal para ajudar famílias de baixa renda e de extrema pobreza que oferece uma ajuda financeira para que essas famílias tenham acesso à educação, saúde e alimentação.

Vamos traduzir 

Bora simplificar que até enquanto escrevo está meio complexo. Basicamente, o Governo quer usar a arrecadação vindo das mudanças do Imposto de Renda para literalmente bancar os custos do novo Auxílio Brasil.

Vale dizer que o projeto de Reforma do Imposto de Renda ainda está em processo para ser votado no Senado. 

Qual a diferença do Auxílio Brasil para o Bolsa Família? 

O Auxílio Brasil é um projeto mais abrangente do que o Bolsa Família em vários sentidos e tem um propósito muito maior do que simplesmente ajudar financeiramente famílias necessitadas.

Enquanto o Bolsa Família é literalmente um auxílio financeiro, o Auxílio Brasil beneficia mais famílias porque tem um escopo de beneficiados maior e também oferta para a população ferramentas de financiamento de empreendedorismo, capacitação, aquisição de alimentos, etc.

Projeto de Lei e Auxílio Brasil

Por ser um projeto com uma estrutura maior e abranger mais pessoas, o capital necessário será maior, exatamente aí que entra a conexão entre Reforma do Imposto de Renda para financiar o Auxílio Brasil. 

Inscreva-se na nossa newsletter!