Ontem, em plena segundona, os políticos da Câmara decidiram trabalhar e aprovaram um Projeto de Lei que permite o governo federal usar a nova reforma do imposto de renda como uma fonte de recursos para pagar a criação do Auxílio Brasil.
Auxílio Brasil é aquele programa de auxílio a pessoas de baixa renda que é um “substituto” do Bolsa Família.
Bolsa Família é o programa de ajuda do Governo Federal para ajudar famílias de baixa renda e de extrema pobreza que oferece uma ajuda financeira para que essas famílias tenham acesso à educação, saúde e alimentação.
Vamos traduzir
Bora simplificar que até enquanto escrevo está meio complexo. Basicamente, o Governo quer usar a arrecadação vindo das mudanças do Imposto de Renda para literalmente bancar os custos do novo Auxílio Brasil.
Vale dizer que o projeto de Reforma do Imposto de Renda ainda está em processo para ser votado no Senado.
Qual a diferença do Auxílio Brasil para o Bolsa Família?
O Auxílio Brasil é um projeto mais abrangente do que o Bolsa Família em vários sentidos e tem um propósito muito maior do que simplesmente ajudar financeiramente famílias necessitadas.
Enquanto o Bolsa Família é literalmente um auxílio financeiro, o Auxílio Brasil beneficia mais famílias porque tem um escopo de beneficiados maior e também oferta para a população ferramentas de financiamento de empreendedorismo, capacitação, aquisição de alimentos, etc.
Projeto de Lei e Auxílio Brasil
Por ser um projeto com uma estrutura maior e abranger mais pessoas, o capital necessário será maior, exatamente aí que entra a conexão entre Reforma do Imposto de Renda para financiar o Auxílio Brasil.